Nacional de natação adaptada: Jornada de sucesso

sexta, 24 de fevereiro 2012

Clubes como o Sporting, o FC Porto ou o Clube Naval Ponta Delgada estiveram em Estarreja a disputar os Campeonatos Nacionais de Natação Adaptada de Inverno, que decorreu no Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja, e com muito público a assistir. A equipa da casa, a Cerciesta, conseguiu o pleno na prova de 25 metros costas.

“Sem dúvida nenhuma, uma grande jornada desportiva”, dizia satisfeito o vice-presidente do Município e vereador do desporto, Abílio Silveira, que acompanhou de perto o evento, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Estarreja, da ANDDI-Portugal - Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual e da Associação de Natação de Aveiro e com a colaboração da Cerci de Estarreja e do Eurosol Hotels.

Tanto a nível desportivo como organizativo e também no que se refere à participação de instituições e clubes, estes campeonatos foram um sucesso absoluto. Foram estabelecidos 16 novos recordes nacionais e estiveram presentes 106 atletas em representação de 20 instituições/clubes oriundos de todas as partes do continente e ilhas. Ao longo de dois dias realizaram-se 51 provas.

A ANDDI agradeceu toda a disponibilidade e apoio prestado pela Câmara Municipal para a realização do campeonato nacional. José Costa Pereira, vice-presidente da direção, elogiou "o apoio incondicional e a qualidade do trabalho de equipa (da Câmara Municipal), extensivo ao executivo, técnicos e funcionários, que contribuíram em muito para o sucesso a todos os níveis alcançado neste evento".

Para além da localização na zona centro do país, a escolha do complexo de desporto de Estarreja para a realização do campeonato nacional ficou a dever-se às excelentes condições que o equipamento oferece, para além do apoio disponibilizado pela Câmara Municipal.

Motivos de sobra para se prever a realização de mais eventos em Estarreja. Face ao enorme êxito desta importante prova nacional do calendário da ANDDI e às excelentes condições apresentadas, ficou em aberto a possibilidade da realização no Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja de uma prova de projeção internacional.

Os campeonatos realizaram-se em duas jornadas, com classificações individuais. Durante a competição decorreu ainda o Torneio Nacional Adaptado, destinado a atletas com níveis de dificuldades técnicas mais acentuadas, sem distinção de idades.

Atletas da Cerciesta no pódio

Em adaptados, as atletas da Cerci de Estarreja conquistaram o pódio em pleno em femininos 25 m costas, 15-24 anos. Vera Marques foi a vencedora da prova. Em segundo lugar ficou Filipa Graveto e na terceira posição Zelinda Silva. Na prova dos 25 metros livres, 15-22 anos, Zelinda e Vera voltaram a subir ao pódio ao conquistar os 2º e 3º lugares respectivamente.

Na mesma modalidade, em masculinos 25m livres 15-24 anos, António Fidalgo, da Cerciesta, ficou em 5º lugar. O mesmo atleta conseguiu um 4º lugar na prova de 25m costas. Mais um representante de Estarreja ficou entre os 10 melhores. Em síndrome down, Firmino Matos, da Cerci, conseguiu a 6ª posição nas provas de 25m livres e 25m costas.

Resultados provisórios http://www.anddi.pt/images/stories/Res_Estarreja12_-_20-02-12.pdf
Website ANDDI http://www.anddi.pt/
Reportagem LocalVisão TV http://videos.sapo.pt/BdMbNWC7gQq9EeQSqIBG