TEMPO QUENTE E SECO Alerta Especial de Nível Azul

Alerta azul de 9 a 20 de março às 20h00. Condições meteorológicas favoráveis ao aumento do risco de incêndio florestal.

sexta, 09 de março 2012

Segundo as últimas informações do INSTITUTO DE METEOROLOGIA, prevê-se para os próximos dias tempo quente e seco, com vento soprando de quadrante leste, sendo que nas Terras Altas este poderá soprar moderado a forte. Os índices de perigosidade de incêndio florestal tenderão a atingir valores superiores ao que é normal para esta altura do ano, nomeadamente nas Regiões Norte e Centro, sendo expectável que nos próximos dias o número de ocorrências relacionadas tenha tendência para aumentar.

EFEITOS EXPECTÁVEIS

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

• Tempo quente e seco com a permanência de condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais.

MEDIDAS PREVENTIVAS

A ANPC recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, para o locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível ELEVADO, não é permitido (a) :
•    Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
•    Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
•    Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
•    O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
•    Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
•    A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

A ANPC recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições acima expressas e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do Instituto de Meteorologia, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

Face à presente previsão/situação, a ANPC determinou o Estado de Alerta Especial (EAE), no Nível AZUL, do Sistema Integrado de Operações de Socorro (SIOPS) para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios (DECIF) para todos os distritos, entre as 08h00 de 09MAR12 e as 20H00 de 20MAR12.

O acionamento do EAE no nível azul pressupõe o reforço da monitorização e a intensificação, por parte do dispositivo de resposta, de ações preparatórias com vista ao aumento do grau de prontidão.