AdRA é uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal

sexta, 16 de março 2012

A AdRA – Águas da Região de Aveiro, empresa responsável pela gestão integrada dos serviços municipais de água em dez municípios da região de Aveiro, entre os quais Estarreja, foi selecionada como uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal, no âmbito do estudo que anualmente é desenvolvido para a revista Exame pela consultora Accenture.

O estudo, realizado entre setembro de 2011 e janeiro de 2012, pretende reconhecer, premiar e contribuir para a divulgação de boas práticas de gestão de capital humano, num universo muito alargado de empresas candidatas do setor público e privado.

A eleição das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal resulta da combinação de duas componentes de análise: um questionário confidencial dirigido a todos os colaboradores que permite aferir o seu grau de satisfação e de envolvimento com a empresa, cuja taxa média de resposta foi de 84%; e a avaliação qualitativa dos modelos, processos e procedimentos de gestão de capital humano das empresas.

Esta distinção é especialmente gratificante para a AdRA na medida em que se trata de uma empresa muito recente - à data do estudo com pouco mais de um ano de atividade -, permitindo ainda aferir o sucesso do processo de integração e envolvimento dos seus cerca de 270 colaboradores, que, na sua maioria, foram transferidos das autarquias para a nova entidade. De Estarreja foram transferidos 22 trabalhadores.

Entre os fatores de maior satisfação para os colaboradores da AdRA estão a ligação de compromisso com a empresa, o respeito entre colegas e a adequação dos conhecimentos e competências individuais às funções desempenhadas.

Este estudo pode ser conhecido com maior profundidade na edição de fevereiro da revista Exame, na qual foi também publicada uma página sobre a AdRA, onde uma das práticas destacadas foi a iniciativa “AdRA Voluntária”, que permitiu aos colaboradores usar tempo de trabalho para a prática de voluntariado em diversas instituições da região de Aveiro, no mês de dezembro, num total de 100 horas divididas entre os colaboradores que aderiram à iniciativa.

Site http://www.adp.pt/