Rotary leva Estarreja ao Brasil

segunda, 19 de março 2012

Uma representação do Rotary Club de Estarreja esteve no Brasil, em finais de fevereiro. De Estarreja, chegou às mãos do prefeito municipal de Frederico Westphalen uma carta do presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos. Na carta que foi entregue em forma de papel e em um quadro emblemado com o brasão de Estarreja, José Eduardo de Matos aprecia o intercâmbio entre os países.

Os representantes do Rotary Club de Frederico Westphalen acompanharam a viagem dos portugueses pelo Rio Grande do Sul. Esta visita está inserida nas Jornadas de Intercâmbio Rotário do Rio Grande do Sul e Estarreja, uma iniciativa anual do Rotary Clube de Estarreja, e que trouxe no ano passado, em Junho, uma comitiva brasileira a Estarreja, na altura recebida nos Paços do Concelho, pelo presidente do Município.

Foi agora a vez da comitiva rotária estarrejense retribuir com a visita ao nosso país irmão. Os 8 casais do Rotary Club de Estarreja e 3 casais de Viana do Castelo ficaram alojados nas cidades de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. Para além da visita oficial a ambas as prefeituras, o grupo participou nos jantares festivos organizados pelos Rotary Clubs de Frederico Westphalen e de Palmeira das Missões (ambos do distrito rotário 4660) e do Rotary Club Sarandi (distrito 4770).

Universidade Sénior de Estarreja valorizada

Quatro dos elementos da comitiva portuguesa, incluindo o presidente do Rotary Club de Estarreja, José Costa, foram convidados por uma universidade privada com um dos polos na cidade de Frederico Westphalen - a URI Universidade Regional Integrada - para dar uma aula na abertura oficial do ano letivo. José Costa e Paulo Savaris, do RC de Frederico Westphalen, participaram ainda em direto numa entrevista para a rádio local de Frederico Westphalen, onde o estarrejense teve ocasião de desenvolver as virtudes do conceito de "Universidade Sénior", que tão bons resultados tem atingido em Portugal e inclusive em Estarreja, algo ainda desconhecido no Brasil.    


Alguns links brasileiros que referem a visita dos estarrejenses:
http://www.fw.uri.br/site/vernoticia.php?id=2772

http://www.diariors.com.br/noticias/cidades4/sarandi/sarandienses-estiveram-no-encontro-de-rotarianos-em-palmeira-das-missoes/

http://palmeiraonline.com.br/noticias/?p=4788

http://www.fredericowestphalen-rs.com.br/?p=4725