5ª Feira da Juventude reúne mais de 3 dezenas de entidades

quarta, 21 de março 2012

Procurar informação sobre percursos formativos, saber mais sobre formação técnica e empreendedorismo ou determinada profissão, perceber a atividade das forças de segurança ou como seguir a carreira militar, são os objetivos que orientam esta ação que atrai centenas de estudantes que terminam os seus ciclos de estudos, do 9º e 12º anos, assim como muitas pessoas da comunidade estarrejense.

Num momento das suas vidas em que tantas dúvidas surgem, os jovens podem encontrar algumas respostas na 5ª Feira da Juventude, da Formação e da Proteção Civil, que decorre no Pavilhão Municipal de Estarreja nos dias 22 e 23 de março, entre as 10h e as 18h. A sessão de abertura decorre na quinta-feira, às 9h30, com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos.

Escolas básicas e secundárias, escolas profissionais, estabelecimentos de ensino superior, Centro de Novas Oportunidades do Antuã, Centro de Emprego e de Formação Profissional, representantes da Proteção Civil reúnem-se num mesmo espaço para dar a conhecer os seus serviços e a sua oferta educativa e formativa aos jovens em idade escolar das escolas do 3º ciclo e ensino secundário do município.


Mais de 3 dezenas de entidades

Estarão representadas 32 entidades na exposição de oferta formativa tais como a Universidade de Aveiro, o ISVOUGA - Instituto Superior Entre Douro e Vouga, a Escola Profissional de Aveiro e Cortegaça, o Conservatório de Música da Jobra, da Branca, o Externato Oliveira Martins, de Espinho, o Centro de Recrutamento de Viseu do Exército ou o PACOPAR, painel onde estão representadas as principais empresas do polo químico de Estarreja.

A organização é da Câmara Municipal de Estarreja, através da DECS – Divisão de Educação e Coesão Social, em parceria com a Escola Secundária, com o objetivo de divulgar junto da população escolar e comunidade em geral informações sobre emprego, saídas escolares e profissionais, empreendedorismo, mercado de trabalho e potencialidades locais.


Mostra de Meios da Proteção Civil

Para além da mostra formativa de diversas instituições, de uma forte e constante animação promovida pelos alunos e do espaço de (In)Formação desenvolver um conjunto diversificado de workshops, no exterior do Pavilhão Municipal haverá uma mostra de meios da proteção civil, no dia 22, com a presença da GNR – Guarda Nacional Republicana (Demonstração com equipa Cinotécnica de manhã), Bombeiros Voluntários de Estarreja (demonstração à tarde), Cruz Vermelha Portuguesa e INEM.

Esta 5ª edição terá assim a participação ativa do Gabinete da Proteção Civil e Florestal e dos Clubes da Proteção Civil das Escolas, mostrando duas outras áreas: a proteção civil e a saúde.

Na Escola Secundária estarão ainda patentes os novos laboratórios das áreas das Ciências, Mecânica e Informática, que serão visitados pelas diversas escolas que se deslocarão à Feira.

Alunos promovem animação…

Os momentos de animação estão entregues aos alunos do Curso de Animação Sociocultural da Escola Secundária de Estarreja, à Escola Profissional de Aveiro, com música e representações, e ao Conservatório de Música da Jobra que no dia 22 apresenta, da parte da manhã, o Quarteto de Clarinetes constituído por alunos do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e de Percussão, de nível IV, e à tarde, Danças do Mundo, pelos  Alunos do Curso Profissional de Intérprete de Dança Contemporânea, de nível IV.

… e demonstram o que aprendem em cursos técnicos

Por outro lado, a feira será o palco de demonstrações na área da restauração e turismo, com a presença dos alunos do CEF Serviço de Mesa da Escola Padre Donaciano Abreu Freire, do Curso Técnico de Restauração – Cozinha/Pastelaria e Restaurante-Bar da EFTA – Escola de Formação em Turismo de Aveiro e dos Cursos de Técnicas de Cozinha e Pastelaria da Escola de Hotelaria e Turismo de Santa Maria da Feira.

 

Programa

Dia 22, quinta-feira
09h30 Sessão de Abertura
10h-16h30 Mostra de Meios da Proteção Civil
10h30 Momento Musical [JOBRA / EPA – Escola Profissional de Aveiro]
11h00 Proteção Civil – Um Compromisso DE e PARA TODOS! [ANPC – CDOS Aveiro]
11h30 Suporte Básico de Vida – Noções de 1ºs Socorros [Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE]
14h00 Carreiras Militares
15h30 Emprego e Empreendedorismo [DESTAC - GIP / CLDS e EPA]

Dia 23, sexta-feira
10h00 Carreiras Militares
11h00 Intoxicações – Prevenção e Socorro [INEM – CIAV Centro de Informação Anti venenos]
12h00 Emprego e Empreendedorismo [DESTAC - GIP / CLDS e EPA]
14h00 "Mourinho - uma experiência de risco!" [André Palácios]
15h30 "As limitações do cientismo" [Henrique Leitão]
16h30 O que produzimos em Estarreja? Químicos e aplicações [PACOPAR]