5ª Feira da Juventude, Formação e Proteção Civil “Pode marcar a diferença para o futuro”

quinta, 22 de março 2012

Um estudante esclarecido tomará melhores opções. E com base neste pressuposto, Câmara Municipal e Escola Secundária reúnem num mesmo espaço várias entidades que podem ajudar os jovens nas suas decisões para o futuro. A 5ª Feira da Juventude, Formação e Proteção Civil de Estarreja decorre hoje e amanhã no Pavilhão Municipal de Estarreja, entre as 10h e as 18h.

Esta ação atrai centenas de estudantes que terminam os seus ciclos de estudos, do 9º e 12º anos, assim como muitas pessoas da comunidade estarrejense. Rodrigo Nobre, 15 anos, estudante da Secundária, é um desses jovens que procura informação sobre percursos formativos. “Estou a ver alguns cursos que posso tirar. Tenho algumas dúvidas ainda”, dizia dando uma opinião positiva sobre a feira. “Acho que está bem conseguida e pode marcar a diferença para o futuro”.

Momentos antes, o presidente do Município, José Eduardo de Matos, dirigia-se na sessão de abertura aos estudantes para dizer que “o nosso desejo é que para os mais novos esta feira permita clarificar algumas ideias relativamente ao futuro. Qualquer que seja essa opção o conhecimento é muito importante, mas essencial é a vossa vontade e imaginação”.

Neste evento, o autarca vê “um bom exemplo de uma comunidade que pese as dificuldades e angústias, junta-se para ser positiva”. E esta feira tem também a função de “nos ajudar a aperceber que uma comunidade é tão mais rica, quanto mais forte for a nossa vontade que ela o seja e isso depende de cada um de nós”.

O diretor da Escola Secundária, Jorge Ventura, sublinha que a feira é um convite “para que venham connosco viver a aventura do desenvolvimento, da competência, do sucesso. Estamos aqui para vos garantir todas as condições, tudo faremos para que se encontrem bem, felizes e se apropriem da competência fundamental, para que amanhã nós próprios possamos também beneficiar do trabalho que vão desenvolver, para que nós, numa fase mais tardia da vida, possamos concluir que valeu a pena o trabalho que fizemos”.

Estão representadas 32 entidades na exposição de oferta formativa tais como o ISVOUGA - Instituto Superior Entre Douro e Vouga, a Escola Profissional de Aveiro e Cortegaça, o Conservatório de Música da Jobra, da Branca, o Externato Oliveira Martins, de Espinho, o Centro de Recrutamento de Viseu do Exército ou o PACOPAR, painel onde estão representadas as principais empresas do polo químico de Estarreja.

No stand da Universidade de Aveiro, Ana Azevedo, estudante do mestrado em Engenharia Mecânica, explicava aos jovens do secundário os cursos disponíveis, as condições de acesso, médias, bolsas de mérito e de ação social. “Tentamos ajudar e encaminhar para o curso que podem seguir” e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da universidade, num relato na primeira pessoa sobre a sua experiência como aluna da UA.

Os cursos técnicos e profissionais são também uma via possível. A Escola de Hotelaria e Turismo de Santa Maria da Feira leciona os cursos de Técnicas de Cozinha e Pastelaria e Restauração e Bebidas. A representante da instituição, Susana Alves, acompanhava “os alunos de cozinha do 2º ano que já estão a fazer algumas coisas elaboradas”, para dar a provar aos visitantes. Neste espaço, é ainda possível obter informação sobre cursos, habilitações, saídas profissionais, planos curriculares, e os protocolos existentes com universidades.

Os jovens são uma parte importante desta feira e a sua colaboração é visível para quem percorre o pavilhão. Patrícia Rocha, 16 anos, frequenta o curso profissional Técnico de Gestão na Escola Secundária de Estarreja e tenta abordar os seus colegas para dar a conhecer esta opção. O curso “está a correr muito bem, estou a adorar, está a ser uma boa experiencia”. Nestes dias a sua função passa por informar os estudantes sobre “as profissões que podem vir a exercer no final do 12º ano e os cursos universitários que podem seguir”.

Na Escola EB 2,3 Padre Donaciano, a 1ª edição do CEF Serviço de Mesa está a terminar com sucesso. Os alunos do 9º, Marcelo Garrido e Andreia Padinha, davam já provas da experiência adquirida e aguardam pelo seu estágio em Maio. “A escola saiu-se bem com o curso, foi uma boa experiência”, comentava o Marcelo que pretende começar a “estagiar e encontrar um emprego”.

Presente no evento, a GNR – Guarda Nacional Republicana mostra as duas possibilidades de ingresso: curso de guardas e de formação de oficiais para quem pretende uma experiência universitária, explica o tenente David Baptista. Esta é também uma das entidades presente na Mostra de Meios da Proteção Civil, que esteve em exposição durante todo o dia, junto ao Pavilhão, com a presença da GNR, Bombeiros Voluntários de Estarreja, Cruz Vermelha Portuguesa e INEM.

Para além da mostra formativa de diversas instituições e de uma forte e constante animação promovida pelos alunos, o espaço (In)Formação desenvolve um conjunto de workshops. Hoje falou-se de Proteção Civil, de Noções de 1ºs Socorros, de Carreiras Militares e de Emprego e Empreendedorismo. Amanhã haverá um conjunto diversificado de temas em análise, a partir das 10h.

Programa para esta sexta-feira, dia 24

10h00 Carreiras Militares
11h00 Intoxicações – Prevenção e Socorro [INEM – CIAV Centro de Informação Anti venenos]
12h00 Emprego e Empreendedorismo [DESTAC - GIP / CLDS e EPA]