Empresas químicas do PACOPAR apoiam 16 entidades com 72 mil euros

quarta, 28 de março 2012

As empresas químicas do PACOPAR, Air Liquide, AQP, CIRES, CUF-QI Dow, entregaram 72 352 euros de donativos a 16 entidades e 17 projetos locais das áreas social, educativa, desportiva, cultural e de proteção civil. Os apoios, inseridos no âmbito do programa anual de donativos do Painel, foram entregues no dia 24 de março, nos Bombeiros Voluntários de Estarreja, por ocasião da realização da segunda reunião plenária de 2012 do PACOPAR.

Concorreram 28 projetos aos donativos de 2012, tendo mais de metade sido contemplada. Com estes apoios, as empresas do Painel contribuirão para a melhoria de condições pedagógicas de algumas escolas, para a recuperação ou apetrechamento de infraestruturas e serviços de instituições de solidariedade social, para a aquisição de equipamentos necessários à prática desportiva em coletividades, apetrechamento de entidades de proteção civil local e para a conservação do património etnográfico de Estarreja.

"Com os donativos deste ano, o Painel já apoiou 78 projetos comunitários, totalizando um montante de cerca de meio milhão de euros", lembra Diogo Almeida Santos, da CUF-QI e atual Secretário do PACOPAR. Apesar de não ser esta a ação "que encontra maior prioridade nos objetivos para que foi criado o PACOPAR, não deixa contudo de ter um significado prático relevante no aprofundamento da relação solidária entre as indústrias químicas e a comunidade. E é por esta razão que o Painel pretende revalorizar estes apoios comunitários, quer pela introdução de trabalho e colaboração voluntários, quer pelo empenhamento da estrutura do PACOPAR no conhecimento mais detalhado das organizações existentes no terreno e, bem assim, no lançamento de ideias para novos projetos", afirma Almeida Santos.

Este ano, as entidades contempladas são: Associação Atlética de Avanca, Associação Cultural de Salreu, Associação de Solidariedade Estarrejense, Agrupamentos de Escolas de Pardilhó, de Avanca e de Estarreja, Associação Humanitária de Salreu, Bioria/Câmara Municipal, Centro Paroquial e Social Santa Marinha de Avanca, Centro Social e Paroquial da Freguesia de S. Miguel de Fermelã, Associação de Solidariedade Social Filantrópica Veirense, Fundação Cónego Filipe Figueiredo, Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes, Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, Quinta do Resende e Bombeiros Voluntários de Estarreja.

O programa anual de apoios financeiros, promovido pelas empresas do PACOPAR Air Liquide, Aliada Química de Portugal, CIRES, CUF-QI e Dow Portugal, pretende ajudar a concretizar projetos sem fins lucrativos, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida em Estarreja.

As candidaturas são selecionadas de acordo com os seguintes critérios: promoção da relação biunívoca da realidade industrial do Complexo Químico de Estarreja com a comunidade local, condição de viabilidade e concretização do projeto a médio e longo prazo e evidência de preocupação ambiental. O regulamento está disponível para consulta www.pacopar.org