Dow encerra unidade de isolamentos

quarta, 04 de abril 2012

A Dow Chemical vai encerrar a sua mais recente unidade de produção em Estarreja, criada em 2003 e ampliada em 2009. Em causa está a fábrica de Styrofoam que se destina à produção de placas de esferovite para isolamento térmico. Fruto da crise continuada da construção civil na península ibérica, esta medida está integrada no plano de reestruturação da empresa norte-americana.

Em comunicado, a Dow Portugal informa que "ao longo do corrente ano, tomar-se-á uma decisão quanto à data exata do encerramento da unidade". As "fracas condições do mercado no setor da construção" e a "acentuada quebra da procura" são as justificações dadas para a medida.

Em Estarreja, a empresa é globalmente responsável por 110 postos de trabalho, dos quais 19 estão ligados à área de produção que irá encerrar.

A empresa indica ainda que a principal unidade de produção – de  MDI (poliuretano) – será mantida e que a decisão da Dow Chemical apenas se dirige ao encerramento da sua unidade de Styrofoam.

"A Dow está empenhada em encontrar a melhor solução possível de modo a minimizar o impacto social que esta decisão terá nos seus empregados, adotando uma atitude responsável e de diálogo contínuo. A Dow mantém a sua fábrica de MDI, e o seu compromisso em Portugal, através de suas operações no Complexo Industrial de Estarreja", diz ainda a empresa.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Estarreja, José Eduardo Matos, acredita que a decisão não afeta a fábrica principal de MDI, que labora há cerca de 3 décadas e emprega uma centena de trabalhadores, exportando para todo o mundo. José Eduardo Matos revelou que o diretor da Dow em Estarreja foi-lhe "dando conta das dificuldades", que são públicas no sector da construção civil, estando convicto de que a fábrica de MDI deverá mesmo absorver alguns dos trabalhadores da unidade a fechar.

Para além da fábrica portuguesa, a Dow vai encerrar unidades similares na Hungria e na Holanda. Duas produções no Brasil e nos EUA fazem igualmente parte do plano de reestruturação da empresa que prevê uma redução de custos na ordem dos 250 milhões de dólares.

Resultados da Dow Portugal em 2010

Volume negócios 2010: 105.592.988,00 €