Centro de Recursos Sociais: Forte aumento de resposta

sexta, 13 de abril 2012

Após um ano de funcionamento, o Centro de Recursos Sociais (CRS) de Estarreja apresenta-se como uma resposta social em crescimento. Até agora, 96 famílias já recorreram a esta estrutura de apoio à comunidade local.

Só nos primeiros 3 meses do ano de 2012, o centro respondeu a 47 pedidos de ajuda, quando no ano anterior, entre Abril e Dezembro, ou seja em 8 meses, havia atendido 49 casos. Uma subida significativa de pedidos que espelha as dificuldades financeiras das famílias mais fragilizadas.

Com o novo ano, o CRS pretende realizar mais campanhas temáticas, reforçar a divulgação e alargar o horário de atendimento de forma a poder responder a mais solicitações.

Inaugurado a 1 de Abril de 2011 e localizado na antiga Escola Primária do Agro, edifício cedido pela Câmara Municipal, no centro da cidade, o CRS centraliza a gestão de donativos com o objetivo de serem canalizados para as famílias carenciadas, por via das instituições, constituindo uma resposta integrada e em parceria. As famílias são sinalizadas pelo serviço social das IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social das respectivas freguesias, assim como pela Segurança Social.

O centro está aberto às quartas-feiras, das 9h30 às 12h30, assegurado pela Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, que disponibiliza uma técnica de atendimento social e uma ajudante familiar, para atendimento da população, ao nível da resposta às fichas de pedido, assim como para a receção das doações oferecidas pela comunidade.

Ainda este mês, também a Cerciesta irá assegurar a abertura do centro, às 3ªas e 5ªas feiras das 13h30 às 16h30, através de uma técnica de serviço social em regime de voluntariado.

Membros de Partilha apoiam projeto

Após a realização de um inventário inicial que permitiu verificar as existências e os bens necessários, o acolhimento de Membros de Partilha, no âmbito do projeto de cidadania Estarreja Compartilha, originou a integração do voluntariado no Centro de Recursos e uma continuidade do trabalho de inventariação e organização do espaço. Inicialmente, 5 voluntários aderiram a esta iniciativa, contribuindo a título voluntário para o desenvolvimento deste projeto social.

Neste primeiro ano de atividade, foi constituído um grupo de trabalho com a finalidade de gerir e dinamizar o centro e realizou-se a primeira campanha temática de recolha de bens, a Campanha do Cobertor, com a criação de pontos de recolha em diferentes locais e entrega dos bens recolhidos às famílias identificadas.

Mais de 5 mil bens doados

Relativamente às existências, o Centro de Recursos Sociais registou a entrada de 5251 bens, dos quais foram encaminhados 1169.

Os bens solicitados em maior número foram os artigos de higiene pessoal, no caso em concreto, as cuecas-fraldas. A roupa e o calçado (para adulto e criança) constituem também as principais necessidades das famílias, assim como algum mobiliário.

Relativamente às doações por parte da população, a roupa e o calçado são os bens mais entregues. Foram doados centenas de livros escolares, que não têm sido distribuídos devido à sua desatualização face aos manuais utilizados atualmente nas escolas.

Os bens com maior dificuldade de obtenção são o mobiliário, os eletrodomésticos, os produtos de higiene pessoal e os produtos para bebés. Uma insuficiência que orientará as campanhas a realizar futuramente.

O Centro de Recursos Sociais está aberto a todas as doações de vestuário, calçado, artigos de higiene, mobiliário e eletrodomésticos.

Distribuição dos donativos

De forma a facilitar o processo de distribuição dos bens, foi decidido implementar duas modalidades: ficha de pedido que necessita de ser validada pelo técnico de atendimento social, para bens de elevado valor monetário e/ou de difícil aquisição (mobiliário, eletrodomésticos, produtos para acamados, produtos/equipamentos para bebé); ficha de pedido que não necessita de validação do técnico de atendimento social, para bens de valor monetário reduzido e/ou de fácil aquisição: vestuário, calçado, livros, brinquedos, artigos para lar.

Como ajudar

Pode entregar o seu donativo diretamente no Centro de Recursos, informando antecipadamente por e-mail redesocial@cm-estarreja.pt, pelo telefone 234 840 600 (ext. 409) ou dirigindo-se a uma IPSS da sua freguesia que, como entidade parceira da rede, estabelecerá a devida articulação.

Torne-se Membro de Partilha e preste a sua colaboração como voluntário. Consulte o link: http://www.cm-estarreja.pt/projectos.php?id=41

Site Rede Social http://redesocial.cm-estarreja.pt/