Emprego e Empreendedorismo na Escola Secundária

segunda, 16 de abril 2012

Quase uma centena de estudantes do 12º ano receberam uma lição sobre emprego e empreendedorismo. Com o objetivo de prover os alunos de ferramentas necessárias à integração no mercado de trabalho, realizaram-se sessões de esclarecimento na Secundária de Estarreja.

As sessões sobre Procura de Emprego e Empreendedorismo foram orientadas pelo GIP – Gabinete de Inserção Profissional de Estarreja e pelo CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social de Estarreja. Realizaram-se entre 23 de fevereiro e 20 de março, em articulação com o Serviço de Psicologia e Orientação da Escola Secundária de Estarreja.

Deste modo, foram abordados no tema do Emprego, os procedimentos de candidatura, a carta de apresentação, quais os pontos a considerar quando se desenvolve a carta e, Curriculum Vitae, o que fazer para melhorarem o seu CV e quais os erros a evitar.

Também um papel importante na integração no mercado de trabalho é o tema de Empreendedorismo. Assim, foi abordado qual o processo de empreendedorismo, criação de inovação e criatividade, a criação de empresas e desenvolvimento de uma ideia inovadora diferente em cada turma.

Foram realizadas sete sessões com as turmas dos Cursos Profissionais dos 12º anos (Metalomecânica, Energias Renováveis, Animação Sociocultural, Marketing, Eletrotecnia e Gestão).
 

Concurso com 13 ideias empreendedoras

Foi também incentivada a participação no Concurso de Ideias Jovem Empreendedor Estarreja 2012, ao qual concorreram 13 projetos (5 na Categoria Jovem Empreendedor e 8 na Categoria Ideia Jovem).

O júri reuniu no dia 23 de Março e os vencedores serão conhecidos oportunamente numa sessão a realizar na Escola Secundária, com a presença da DOW Portugal, patrocinadora do concurso que financia o prémio de 1.000€ em material escolar.