Abertas inscrições para Marchas e Tasquinhas

Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja 2012

terça, 24 de abril 2012

O envolvimento das coletividades às Festas de Santo António, da Cidade e do Município é um fator muito positivo que demonstra o envolvimento das forças vivas locais nos festejos de todos os estarrejenses. Este ano não é exceção e a Câmara Municipal lança o convite às associações para que participem no evento, agendado para 1 a 13 de junho.

As atividades de animação e as Tasquinhas de Gastronomia Regional, que invadem a Praça Francisco Barbosa, no centro da cidade, são uma das ocasiões de participação para o movimento associativo, que se associa a outros momentos dos festejos, desde o Encontro de Bandas Filarmónicas, às animadas Marchas de Santo António ou ao tradicional Mercado Antigo e Festival de Folclore.

Inscrições para as Marchas Populares até 30 de abril

Decorrem até 30 de abril as inscrições para as Marchas de Santo António 2012, marcadas para a noite de 9 de junho, a partir das 21h30, na Praça Francisco Barbosa.

Ao longo dos anos, as Marchas Populares têm vindo a assumir-se como uma crescente atividade reveladora do interesse dos diferentes intervenientes, como um momento dignificante destas Festas, não só pela qualidade das mesmas, mas também pelo interesse manifestado pelas diferentes associações, escolas e grupos organizados, revivendo as tradições populares, revelando um elevado espírito de cidadania e intervenção comunitária e procurando elevar os valores culturais, tão enraizados nesta comunidade.

A organização e a apresentação de cada Marcha Popular é da responsabilidade de cada Associação ou Grupo concorrente. O subsídio a atribuir pela Câmara Municipal por participante é de 19 €.

O ano passado mais de 600 marchantes de 7 grupos e das 3 bandas filarmónicas desfilaram no centro da cidade, num dos pontos altos das festas antoninas em Estarreja.

Candidaturas às Tasquinhas até 2 de maio

Inserida na programação das Festas de Santo António pretende-se dar a oportunidade às associações, instituições e grupos de intervenção comunitária do concelho de Estarreja, de participar nas “Tasquinhas”, na Praça Francisco Barbosa entre os dias 1 a 3 e 8 a 10 de junho, com a abertura agendada para as 20h dos dias 1 e 8 de junho.

Os grupos interessados deverão enviar até ao dia 2 de maio, a sua candidatura que inclua um projeto de apresentação do espaço, privilegiando a madeira e pano tradicional, ementas, animação, plano de atividades justificando a aplicação dos fundos angariados, dando-se prioridade às coletividades com atividades com maior investimento (obras) e projetos relevantes e meritórios que devem ser bem elucidativos na candidatura.

Serão selecionados 10 projetos de participação. É obrigatória a participação de todas as coletividades sorteadas no Desfile Etnográfico que se realiza no dia 3 de junho integrado no Mercado Antigo.

Os grupos podem ainda participar no Mercado Antigo, devendo enviar até ao 30 de abril a inscrição, com indicação do produto de venda.