Estarreja é município fundador da Associação Portuguesa das Casas-museus

quinta, 03 de maio 2012

A cerimónia de assinatura da escritura pública de constituição da Associação Portuguesa das Casas Museu está agenda para dia 4 de maio, às 16 horas, na Casa Museu Bissaya Barreto, Coimbra. A Casa Museu Egas Moniz é uma das instituições fundadoras.

A Câmara Municipal de Estarreja deliberou, por unanimidade, aprovar a adesão do Município à Associação Portuguesa das Casas-Museus (APCM) como seu associado fundador. O vereador da Cultura, João Alegria, é o representante da autarquia. A Comissão Instaladora é constituída pelas Casas Museu Egas Moniz, Abel Salazar, Bissaya Barreto, Eça de Queirós, João de Deus e Medeiros e Almeida.

À Casa Museu Egas Moniz cabe a responsabilidade de coordenar o grupo de trabalho das Casas Museu da Zona Centro e a representação nacional junto das Autarquias.

A APCM irá desenvolver ações que concretizam alguns dos objetivos que se enquadram na filosofia da Casa-Museu Egas Moniz, nomeadamente: dar a conhecer melhor o trabalho das Casas-Museu portuguesas, na sua missão de preservar a memória da história e a cultura de Portugal; promover a partilha de saberes entre as diversas instituições; rentabilizar recursos culturais e financeiros; promover a reativação e reanimação de Casas-Museu mais isoladas, através de um envolvimento mais ativo de colaboração.

O processo de criação da APCM remonta a 2004, na sequência de contactos iniciados pela Casa-Museu Abel Salazar e com posteriores encontros de reflexão entre várias Casas-Museus. Foi decidido proceder à constituição da associação, cujo primeiro passo teve lugar em setembro desse ano, com o I Encontro Nacional de Casas-Museu.