I Torneio Municipal de Xadrez

segunda, 07 de maio 2012

Duzentas crianças do concelho de Estarreja vão participar no I Torneio Municipal de Xadrez, agendado para dia 19 de maio, no novo Pavilhão Multiusos de Estarreja, no Parque do Antuã, entre as 9h e as 13h.

A organização é da Divisão de Educação e Coesão Social da Câmara Municipal de Estarreja, através do Setor de Serviços Educativos, cumprindo um dos objetivos definidos com a introdução do Xadrez nas AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular. O torneio conta com a colaboração dos 3 agrupamentos escolares do concelho e da Universidade de Aveiro.

O ensino de Xadrez é direcionado para os 3º e 4º anos. Estudos comprovam que o xadrez ajuda a melhorar os resultados escolares, promove o desenvolvimento do raciocínio e da memória, desenvolve a autoconfiança, a imaginação e criatividade e ensina independência e responsabilidade pessoal.

Recorde-se que para o desenvolvimento das AEC nas Escolas Básicas do 1º Ciclo da Rede Pública do Concelho, a Câmara Municipal de Estarreja adjudicou a aquisição de serviços à Universidade de Aveiro, pelo valor global de 787.500 €, para o triénio letivo 2011-2014. Com as AEC, a autarquia promove a “escola a tempo inteiro” e garante as condições necessárias para que os estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo se mantenham abertos até às 17h30, num mínimo de 8 horas diárias.

Atualmente, 829 alunos frequentam as AEC no concelho. Este ano estão em curso as seguintes disciplinas: Ensino do Inglês; Atividade Física e Desportiva; Ensino de Musica; Art&ciência (Artes e expressão Plástica, TIC, Matemática, Língua Portuguesa e Ciências Experimentais) e Ensino de Xadrez.

Alunos e encarregados de educação podem acompanhar as notícias sobre as AEC no Facebook (www.facebook.com/petiz.UA).