Conferência Design Urbano | As Parcerias na Inovação Industrial

terça, 08 de maio 2012

Uma autarquia portuguesa do centro do país, com desafios de ecoeficiência, um arquiteto em busca da solução sustentável, um dos principais grupos industriais em equipamento urbano, pavimentos e revestimentos e uma empresa nacional especializada em luminotécnica, apresentam casos de sucesso de parcerias empresariais.

Uma colaboração da Câmara Municipal de Estarreja, do Grupo Amop Synergies e da Spectrolux, para um desafio à mudança do valor da nossa economia.

A Conferência e Workshop “Design Urbano | As Parcerias na Inovação Industrial” trata-se do primeiro evento de design industrial em Portugal, totalmente focado nos novos conceitos de sinergias criativas, fundamental para uma indústria de criação intensiva nacional.

Esta iniciativa, pioneira, terá lugar no Cine-Teatro de Estarreja, esta quarta-feira, dia 9 de maio, entre as 9h e as 12h30.

Contaremos com a presença do Designer Daniel Caramelo (Studio Linha Branca), que comunicará a sua experiência nacional e internacional no design, permitindo um contacto direto com um profissional reconhecido, a partilha da sua visão e processo na criação de valor.

O Grupo Amop Synergies, enquanto entidade organizadora, vai reunir um conjunto de oradores especializados, que irão apresentar casos de parcerias de sucesso nacionais, partilhar algum do know-how Amop, determinante para a exequibilidade técnica e económica dos projetos, revelando alguns dos “Segredos de Processo Industrial”.

O programa do evento será destinado a profissionais, professores e estudantes nas áreas de Design, Arquitectura, Paisagismo e Engenharia. Alguns dos temas em debate serão: as novas tendências no mercado do equipamento urbano, estratégias, modelos de negócio, soluções empresariais e os respectivos casos de sucesso já implementados no mercado Internacional, como por exemplo: Linha LugarComum (Obra Florença), Linha Ar Puro (Baía de Luanda).

A Investigação & Desenvolvimento no Grupo Amop é o fator-chave industrial de performance e valor das marcas. A estratégia da Amop incorpora uma gestão articulada entre a I&D externa, com os técnicos e criativos, de empresas, instituições e universidades e a I&D interna, com os quadros e recursos da própria organização.

Inovação em Mobiliário Urbano Fotocatalítico

O conceito “Urban Pollution Reducer” concretiza-se na oferta de equipamento urbano modelado num betão fotocatalítico, capaz de num processo semelhante ao da fotossíntese, diminuir ativamente a poluição atmosférica, aumentando a qualidade de vida urbana. O equipamento urbano fotocatalitíco permite um aceleramento do processo natural de fotocatálise, desencadeando quando sob a luz solar, uma reação química de oxidação dos componentes orgânicos e inorgânicos poluentes, evitando a sua acumulação na atmosfera.

Inovação em Mobiliário Urbano com Iluminação

O conceito “Night & White” concretiza-se na oferta de equipamento urbano com iluminação incorporada, proporcionando efeitos cénicos e escultóricos da luz, permitindo a redescoberta dos elementos presentes no céu noturno, inexistente na habitual solução aérea, desfrutando desta forma de momentos inesquecíveis. Uma solução económica e de poupança energética futura! Na génese deste conceito de design diurno noturno, encontra-se a nova “Linha Plano”, da autoria do arquiteto Paulo Reis, tendo por base projectos do  Município de Estarreja

Este evento promete ser um acontecimento de referência a nível nacional, onde será fomentada a troca de experiências, interação e a partilha de expectativas, com testemunhos dos mais variados sectores de atividade. Tendo por base que a realidade atual está a mudar a forma como as pessoas e empresas comunicam, é importante destacar que existem organizações que conseguem tirar partido das novas ferramentas e parcerias criativas e com isso criar valor adicional para as organizações e seus respectivos públicos.

Mais informações poderão ser encontradas em:
Website http://www.grupoamop.com | Facebook http://www.facebook.com/grupoamop