Sistema de Gestão de Qualidade da CME: Auditoria revela bom desempenho

quinta, 10 de maio 2012

O sistema de gestão da qualidade leva já 5 anos, durante o qual se procedeu a uma nova atitude relativamente ao serviço da Autarquia perante os utentes, sendo de alguma maneira a Câmara de Estarreja uma das pioneiras nestes conceitos da Qualidade na Administração Pública.

A Câmara Municipal de Estarreja passou com distinção a auditoria externa ao Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).

Esta segunda auditoria de acompanhamento ao SGQ Certificado não detetou a ocorrência de Não Conformidades e evidenciou a deteção de um conjunto de detalhes e sugestões, sob a forma de Oportunidades de Melhoria (OM) e Observações (OBS). O relatório da entidade auditora deixa desta forma muito satisfeito o presidente da autarquia.

“É agradável verificar que a avaliação externa ao processo de Qualidade à nossa organização é muito positiva. Tal deve-se à atitude individual de cada colaborador deste município de assumir a Melhoria Contínua. Por isso, a ausência de não conformidades e a naturalidade de detalhes e sugestões a incorporar”,afirma José Eduardo de Matos, salientando o envolvimento e total disponibilidade de todos os participantes, essencial para o bom desenrolar dos trabalhos.

Equipa auditora evidencia pontos fortes da organização

Entre os pontos fortes da organização salientados pela equipa auditora estão as 24 candidaturas aprovadas (e 6 em fase de aprovação) pelos fundos comunitários, consubstanciando cerca de 21,5 milhões de euros de investimento e a não constatação de quaisquer multas ou retenção de fundos por incumprimento de obrigações (ex. fiscais) ou dever de informação.

A duplicação de visitantes nos percursos BIORIA e os casos pontuais de trabalhos a mais em empreitadas e obras públicas são também evidenciados como bons exemplos de gestão na Câmara Municipal de Estarreja.

Mas outras práticas foram referidas como bons modelos a seguir: o sistema integrado de documentos e atendimento municipal ou a promoção e implementação da gestão de transportes municipais.

Simplificação e transparência

O SGQ apoiado nos conceitos e metodologias da Melhoria Contínua, considerando normas internacionais e continuadamente verificadas por entidades externas e independentes, centra-se na procura da simplificação, consistência e transparência das atividades desenvolvidas pelo Município, para cumprir com as suas responsabilidades perante as necessidades do concelho e dos seus habitantes.

Com o SGQ alargado a toda a Câmara, abrangendo 38 processos certificados, a autarquia e seus colaboradores asseguram a modernização administrativa e, consequentemente, a melhoria contínua dos serviços, implementando as melhores práticas de gestão, através da sistematização e simplificação de procedimentos que assegurem a satisfação das necessidades e expectativas do munícipe.

Gestão mais eficiente

A autarquia continuará com as atividades de verificação do que se faz e como se faz e a implementação atenta e permanente das melhores práticas identificadas (planeando, fazendo, avaliando, corrigindo), para uma cada vez mais eficiente e eficaz Gestão Autárquica, orientada para o Munícipe.