XI Semana de Ambiente

segunda, 14 de maio 2012

A 11ª edição da Semana do Ambiente de Estarreja tem início este sábado, dia 19 de maio. A descida do Rio Antuã, a feira de produtos amigos do ambiente, o desfile de moda Fashion Eco-Day, o concurso de fotografia “Estarreja – Ambiente em Imagens” e os ateliês de manualidades são ações incontornáveis deste evento promovido anualmente pela Câmara Municipal.

Na abertura desta semana dedicada ao ambiente, a Banda Visconde de Salreu apresenta um espetáculo único que marca a inauguração da nova Ponte Pedonal do Parque Municipal do Antuã. A Festa da Primavera – Concerto Coral Sinfónico, com direção musical do Maestro Afonso Alves, junta em redor da Banda Visconde de Salreu, vários Coros, com  centenas de vozes vindas de díspares partes do país. Um espetáculo singular, junto às margens do Rio Antuã.

O projeto “Criar Lixo, Criando Arte” lançou um desafio à comunidade: criar uma obra pública composta por Resíduos Sólidos Urbanos. O resultado vai ser apresentado no dia 21, sendo uma iniciativa inserida no projeto de dissertação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Criação Artística Contemporânea, da autoria de Ana Mendes, da Universidade de Aveiro.

A visita guiada ao novo percurso do BioRia do Rio Gonde, com passagens pela Quinta do Marinheiro e pelo Moinho de Meias assinala o Dia Internacional da Biodiversidade.

Os alunos do Ensino Básico vão mostrar as boas práticas de reutilização de materiais, com criatividade e bom gosto, no desfile de moda “Fashion Eco-Day”, no dia 27, no Cine-Teatro. Esta edição termina a 5 de junho com um seminário sobre empreendedorismo ambiental.

A Câmara Municipal dinamiza, desde 2002, a semana temática dedicada exclusivamente ao Ambiente – questão histórica em Estarreja – num evento anual que pretende fomentar o civismo e a atuação responsável, induzir as boas práticas ambientais e uma consciência ambiental coletiva, estimular o contacto com a natureza e promover o conhecimento e a valorização do património natural.

PROGRAMA 19 maio – 5 junho

Sábado, 19
21h30 Parque Municipal do Antuã
Inauguração da Ponte Pedonal