Incubadora de Empresas: Novo projeto à conquista da Europa

quinta, 17 de maio 2012

Um novo projeto vai nascer na Incubadora de Empresas de Estarreja. 3 jovens empreendedores decidiram apostar na área de desenvolvimento e comercialização de produtos de mobiliário e criaram a “COMËSSU Lda”. Conquistar o mercado além-fronteiras é o grande objetivo da empresa. Esta semana, foi assinado o contrato de incubação entre o Município de Estarreja e a empresa recém-formada.

As condições disponibilizadas pela Incubadora de Estarreja foram determinantes para a resolução de Mónica Rodrigues, José Onofre e Paulo Onofre em avançar com o projeto, nomeadamente a orientação técnica na fase de arranque da empresa, o acompanhamento na elaboração do plano de negócios e o aconselhamento nas componentes jurídica, contabilística e financeira, nomeadamente no acesso ao microcrédito.

Dar apoio aos jovens empreendedores, de forma a que estes reúnam todas as condições necessárias para a formação e desenvolvimento do seu negócio é o principal objetivo da Incubadora. Este aspeto foi realçado por José Eduardo de Matos, presidente da Câmara Municipal, que reforçou a importância da criatividade na busca de respostas não tradicionais na função pública ou por conta de outrem. Concluiu ser essa cultura interna que tem de nascer na escola e na universidade, usufruindo das iniciativas e condições  proporcionadas nos municípios e na comunidade, em rede dinâmica de sinergias.

Oportunidade para criação do próprio emprego

Após uma pesquisa de “sítios que oferecessem condições necessárias e de apoio para iniciar o projeto”, a COMËSSU encontrou na Incubadora estarrejense as “infraestruturas e todos os serviços disponibilizados e a preços que de outra forma no mercado não iriamos encontrar”, afirmou um dos sócios gerentes, José Onofre.

A conjuntura económica atual não amedrontou os três sócios. “Em crise estamos sempre”, dizia o porta-voz. “É uma questão de arriscar”, para além de que neste caso, “o investimento inicial é baixo”. A vontade para começar é enorme e exportar para a Europa o grande objetivo. O desígnio destes três sócios é criar uma “marca que tenha reconhecimento e aceitação no mercado externo mesmo nos mais competitivos como o alemão e europa ocidental”.

Localizado no antigo colégio de Estarreja, este é um local especialmente criado para abrigar empresas. A Incubadora oferece apoio logístico e técnico (serviços de receção e secretaria, sala de reuniões, internet, fax, etc.) e uma gama de serviços que propiciam excelentes oportunidades de negócios e parcerias.

A Incubadora de Empresas – Pólo de Estarreja resultou de um processo que teve o seu início em 2008, com a aceitação por parte do Município de Estarreja em integrar uma Rede Distrital de Incubadoras, sob proposta da Universidade de Aveiro/GrupUnave. Dessa decisão resultou um projeto de beneficiação de uma área do edifício do antigo Colégio de Estarreja/ex-Escola Padre Donaciano, para promover a sua adaptação às necessidades funcionais de instalação de incubados.

Edifício do Antigo Colégio,
Rua Dr. Pereira de Melo, 274, 3860-375 Estarreja
Telefone e fax 234 197 941 | incubadora@cm-estarreja.pt

Horário de funcionamento: 9h-12h30 / 13h30-17h