Campanha de sensibilização ambiental para os alunos do pré-escolar

sexta, 18 de maio 2012

O Município de Estarreja, em parceria com a SUMA, promoveu a campanha “Medidas de Cidadania”, no âmbito da educação e sensibilização Ambiental nos estabelecimentos de ensino, dirigida aos alunos do pré-escolar.

Tendo como propósito transmitir as regras ambientais referentes a uma correta gestão doméstica dos resíduos, a iniciativa baseou-se na realização de sessões de contacto pró-ativo e na entrega qualitativa de uma fita métrica muito especial: a Régua das Regras, que associa o crescimento físico a uma também crescente assimilação e prática dos procedimentos corretos a ter em relação ao Ambiente, no que aos resíduos diz respeito.

Nesta régua, que poderá ser afixada na parede da Escola ou na parede do quarto, para além de se poderem medir, as crianças encontram informação completa e esquematizada, de fácil apreensão, sobre todos os procedimentos a ter, em termos de limpeza urbana, deposição de resíduos e gestos de Cidadania.

Assim, os conteúdos englobam os 5 Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar -, bem como o acondicionamento e deposição, o encaminhamento de Monos, Monstros, pequenos lixos e dejetos caninos, e a heterofiscalização entre pares.

A campanha decorreu na última semana abrangendo 14 Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar, num total de 360 indivíduos (entre crianças e educadores).