Workshop sobre gestão da água e intervenção territorial integrada

segunda, 28 de maio 2012

O Projecto F:ACTS! promove um workshop em Estarreja sobre gestão da água e intervenção territorial integrada. A ação vai decorrer esta terça-feira, dia 29, no auditório da Biblioteca Municipal de Estarreja.

O Baixo Vouga Lagunar constitui uma das áreas em estudo no âmbito do programa INTERREG IV-C, designado por F:acts! - Forms for: Adapting to Climate change through Territorial Strategies!”, por ser uma zona ameaçada quer pela intrusão de água salina, quer pelas cheias que têm vindo a afetar os terrenos agrícolas, comprometendo aquela paisagem, tal como a conhecemos hoje.

Foram escolhidas cinco áreas sensíveis, localizadas em países europeus, para constituírem os projetos-piloto desta ação. Em novembro de 2011, decorreu em Estarreja um encontro do grupo de trabalho europeu, que envolve 8 países e que está a desenvolver o projeto que incide sobre as questões associadas à mitigação/resiliência face às alterações climáticas através de uma abordagem territorial e integrada.

WORKSHOP
“Dois Temas: Gestão da Água e Intervenção Territorial Integrada”

Data: 29 de Maio de 2012
Local: Biblioteca Municipal de Estarreja

Primeiro Tema: gestão da água

09:30 Receção dos participantes
09:45 Início dos trabalhos com apresentação dos objetivos da sessão, resenha das conclusões do último workshop (Plano de uso do solo) e breve explanação sobre o programa
10:10 Análise de cenários e alternativas de intervenção no BVL: apresentação sobre o trabalho desenvolvido por alunos do Programa ERASMUS (Filomena Martins, UA – Departamento de Ambiente e Ordenamento)
10:30 O anteprojeto do sistema de defesa dos efeitos das marés (Pedro Brito, DGADR)
10:50 Solução estudada pela Polis Litoral Ria de Aveiro para prolongamento do dique sul (Luís Bandeira, Soc. POLIS da Ria de Aveiro)
11:10 Pausa para café
11:40 Sessão de debate: a gestão da água no BVL. Dúvidas, preocupações, recomendações.
12:45 Conclusões da 1ª parte do workshop

13:00 INTERVALO PARA ALMOÇO (livre)

Segundo Tema: Intervenção Territorial Integrada (ITI)

14:00 O conceito de ITI e o próximo Quadro Estratégico Comum - QEC (Sandra Candeias, DGADR)