Festas do Município mobilizam 41 coletividades

sexta, 08 de junho 2012

Nem a festa se fazia! A participação da comunidade local, através das suas coletividades, faz das Festas de Santo António, da Cidade e do Município um excecional momento de partilha, convívio e alegria. As coletividades de todo o concelho marcam a sua presença na festa popular.

E este ano não foi exceção. Um total de 41 associações participam em vários momentos do evento, desde as coloridas Marchas de Santo António, no próximo sábado, dia 9, com a presença de 600 figurantes, ao tradicional Mercado Antigo e Festival de Folclore, como se viu no último domingo. As Tasquinhas de Gastronomia Regional, na Praça Francisco Barbosa, no centro da cidade, são mais um momento de participação para o movimento associativo.

Aos festejos em honra do padroeiro da cidade, associam-se também eventos marcantes das nossas instituições: exposição coletiva de pintura e 3º encontro de danças folclóricas do concelho promovidos pela Cerciesta; baile de máscaras da Escola de Ballet de Estarreja; XIII Convívio Motard da Associação Amigos Motards de Avanca (dia 9); Encontro de Fanfarras de Bombeiros assinalando o 50º aniversário da Fanfarra dos Bombeiros de Estarreja (dia 9); e o Passeio de Pasteleira da Associação dos Amigos das Póvoas (dia 10).

Orçamento das festas desce 40%

Para o vice-presidente da Câmara Municipal e vereador dos Eventos, Abílio Silveira, a forte participação e envolvimento das forças vivas locais é um motivo de regozijo. Inevitável na edição deste ano e mais uma vez foi a diminuição do valor do orçamento global das festas.

“Houve uma redução na ordem dos 40%”, informa Abílio Silveira, responsável também pelo pelouro das Finanças da autarquia. O orçamento para este ano ronda os 35 mil euros, assumindo a maior fatia, o valor com as Marchas Populares de Santo António, com a participação em exclusividade das coletividades locais. Serão cerca de 600 marchantes, sendo que a Câmara decidiu atribuir um valor de 19 euros por figurante. “Com o esforço e participação de todos, mantemos vivo o espirito festivo das Festas de Santo António”, afirma o autarca.

Abílio Silveira reforça o convite para que os estarrejenses, e não só, venham ao centro da cidade, até dia 13 de junho. “Fica o convite para vir a Estarreja celebrar os nossos valores do convívio e da alegria!”. A Praça Francisco Barbosa é o local central dos festejos populares e as entradas são livres.