Artística consegue feito inédito no concelho

quinta, 14 de junho 2012

O Presidente e o vice-presidente da Câmara Municipal de Estarreja receberam a equipa campeã nacional nos Paços do Concelho, no último sábado. Destacaram o trabalho feito na formação e o facto da Artística de Avanca ter alcançado um feito histórico e inédito no desporto do Concelho de Estarreja.

O presidente do município, José Eduardo Matos, felicitando a equipa, técnicos e dirigentes, relembrou que o título de campeão da 2ª divisão nacional e subida à 1ª divisão "é de todo o Concelho de Estarreja, que é composto por sete freguesias, e que tem uma associação que projeta uma imagem positiva do desporto e da região".

Enalteceu ainda o trabalho feito pelo clube ao longo de 56 anos de história, algo que já tinha sido referido aquando da inauguração da Rua da Associação Artística de Avanca, destacando o que se tem feito na formação: "a aposta na formação é fulcral", sobretudo porque estamos a falar de um clube que se dedica a uma modalidade que não o futebol. Concluiu que "há muitas décadas de trabalho por parte da Artística e Estarreja é uma escola de andebol".

Também Abílio Silveira, vice-presidente e vereador do desporto da Câmara Municipal, afirmou com uma "alegria enorme" que a Artística conseguiu "alcançar uma realidade concreta, que não passava de um sonho", que se deve "aos atletas, à direção e a todos os que lutaram pelo andebol no concelho de Estarreja".

José Eduardo de Matos e João Lemos, presidente da Associação de Aveiro, entregaram  a Taça do Campeonato Nacional da  II Divisão, que foi  depois exibida na varanda dos Paços do Concelho.

Um momento único

"É um momento único nas nossas vidas", referiu José Costa, presidente da Associação Artística, que dedicou o título "aos sócios, sócios fundadores e sócios honorários, aqui presentes, Engº Manuel Valente e Dr. Armando Vigário, que conseguiram manter vivo o espírito e a atividade do clube". Ao longo de 56 anos de História, "a Artística conseguiu passar uma imagem de seriedade e competência da nossa terra".

Agradeceu o apoio das "empresas locais, sem as quais isto não seria possível" e, claro, "à Câmara Municipal de Estarreja, que se tem mostrado ser um parceiro de alto nível".

A título mais pessoal, relembrou o "grande técnico" que foi Francisco Barbosa, e um grande dirigente, que foi o Dr. João Lemos, atual presidente da Associação de Andebol de Aveiro, "um dos responsáveis pela implantação e evolução do andebol na nossa região".

Por fim, para além de agradecer a "todos os que trabalharam para que este momento fosse possível", pediu a todos mais união e espírito de sacrifício, pois "para o ano vamos representar o nosso concelho e a nossa região ao mais alto nível. O nosso objetivo passará pela manutenção, por muitos anos, do nosso clube na Primeira Divisão Nacional!"

Website http://artisticaavanca.com/

Reportagem Notícias Ribeirinhas