Município distingue exemplos de cidadania e sucesso

sexta, 15 de junho 2012

Na Sessão Solene do Dia do Município, 13 de junho, Estarreja prestou homenagem aos seus atletas campeões, reconhecimento aos trabalhadores da Câmara e atribuiu as Medalhas de Mérito Municipal. O Cine-Teatro Municipal foi pelo segundo ano o palco da cerimónia, presidida pelos presidente da Assembleia Municipal e Câmara, Marco Braga e José Eduardo de Matos, e à qual assistiram cerca de 3 centenas de estarrejenses.

Com a sua distinção mais elevada, o Município galardoou um conjunto de personalidades e entidades que contribuem para o desenvolvimento e dignificação do concelho: Associação Atlética de Avanca (Aleixo Patinha, vice-presidente da Assembleia-geral), Centro Paroquial de Assistência da Freguesia de Pardilhó (padre Filipe Coelho, presidente da direção), Rotary Clube de Estarreja (José Costa, presidente), Rádio Voz da Ria (António Garcia, presidente e o anterior presidente Luís Dias), António Simões Pinto, Sílvio Marques e a empresa ADICO (Lúcia Costa, sócio-gerente). [pode ouvir os discursos dos representantes e homenageados nos ficheiros áudio em anexo]

Homenagear os dois autarcas, na perspectiva de José Eduardo de Matos, “é reforçar a importância das 2 freguesias que representaram comigo. Sei que hoje apenas fazemos um ato de elementar Justiça Comunitária. Aqui só realço o exemplo de Cidadania. E de humildade”.

Dirigindo-se aos fundadores, diretores e colaboradores que fizeram/fazem a história das instituições homenageadas, “muitos lhes deve Estarreja, pois cada vez mais o desenvolvimento é o que hoje daqui resulta, não são tanto as estradas ou as obras. O Desporto, o Serviço à Comunidade, a Cultura, o Bem-fazer, são motores para combater esta crise. Em nome das Gerações que beneficiaram do vosso contributo, Muito Obrigado”.

O presidente do município recordou o rasgo empresarial de Adelino Dias da Costa, fundador da Adico, que “com 90 anos(!) é jovem e inova. Precisamos de quem faça a diferença, queira vencer, trabalhe mais, seja melhor, suba por dedicação e brio. A todos os familiares, gestores e colaboradores, o Município agradece-vos”.

1 Campeão Mundial e 20  Nacionais

Além de um campeão mundial de ornitologia, 20 atletas e dois clubes sagraram-se campeões de Portugal, tendo a Câmara atribuído Votos de Louvor Municipal. Estarreja tem, em várias modalidades, representantes, que se tornaram nos melhores do nosso país. Em cada um está, na sua grande maioria, representado o trabalho desenvolvido pelas Coletividades de Estarreja na formação.

“Que bom exemplo, sobretudo nestes tempos! É excelente e aumenta a nossa auto estima. Ainda estas semanas, do futebol ao andebol, recebemos nos Paços do Concelho várias equipas campeãs nesta época – CDE, Atlética e Artística. Foi uma festa!”, realçou o presidente do Município, dando os “parabéns a todos os 21 e a cada um individualmente, aos Clubes e às Famílias. O Município agradece-vos e estimula-vos a continuar com o Vosso exemplo. Força!”.

Merecem ainda a distinção do município, os trabalhadores da Câmara que assinalaram 25 anos de serviço e que se aposentaram em 2011. “São o rosto e a alma da Câmara. Obrigado pelo feito e pelo muito que ainda temos para fazer. Nas dificuldades seremos mais necessários – mesmo com cortes nos salários da maioria. Temos esse dever. Somos capazes”, incentivou José Eduardo de Matos.

A sessão foi abrilhantada pelo Orfeão Egas Moniz, de Avanca, uma das mais de 40 coletividades do concelho que participaram nas Festas de Santo António, da Cidade e do Município.


VOTOS DE LOUVOR DESPORTO

PATINAGEM – ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA ARSENAL DE CANELAS

Jesus Oliveira, Campeão Nacional de 20 mil metros pontos/eliminar – estrada, 10 mil metros pontos – estrada, de 500 metros Sprint – pista e de Indoor, juniores

Ricardo Esteves, Campeão Nacional de 300 mts Contra Relógio de pista absolutos, de 200 mts Contra relógio de estrada absolutos, de 500 mts estrada absolutos, de 300mts Contra relógio de pista, de 200 mts Contra relógio de estrada e de 500 mts sprint estrada, nos escalões júnior e sénior.

Catarina Almeida, Campeã Nacional de 300m C/R pista, cadetes

Daniela Esteves, Campeã Nacional Indoor, seniores

Nelson Fernandes, Campeão Nacional 200 mts Contra relógio pista e de 3.000 mts pontos estrada, iniciados

Associação Desportiva Arsenal de Canelas
. Campeão Nacional de Pista/Estrada e de Indoor, em escolares femininos (atletas Ana Montenegro, Ana Filipa Coutinho, Beatriz Azevedo, Ana Primo, Luísa Almeida)
. Campeão Nacional de Pista/Estrada e de Indoor, em escolares masculinos (atletas João Afonso, Fábio Melo, Carlos Luz, David Resende)
. Campeão Nacional de Indoor, infantis masculinos (atletas Tiago Resende, Adolfo Rodrigues, Tiago Pereira)

PATINAGEM – CLUBE CULTURAL E DESPORTIVO DE VEIROS
. Campeão Nacional de Indoor, seniores femininos (atletas Ana Cláudia Santos e Filipa Oliveira)
. Campeão Nacional de Indoor, iniciados femininos (atletas Barbara Melo, Bruna Gonçalves e Inês Castro)

PATINAGEM, DO ROLLER LAGOS CLUBE DE PORTUGAL
Germano Seabra, Campeão Nacional de estafeta americana

ORIENTAÇÃO, DO CLUBE DE ORIENTAÇÃO DE ESTARREJA
Armandino Cramez, Campeão Nacional de Distância Longa, Sprint e Média, homens 65.

Diogo Miguel, Campeão Nacional de Distância Longa, homens 21E

Hugo Monteiro, Campeão Nacional de Distância Longa, homens 21B

José Grada, Campeão Nacional de Distância Longa, Sprint e Média, homens 70

CANOAGEM, DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA SAAVEDRA GUEDES
Maria Santos, Campeã Nacional C1 200m, seniores

Flávio Tavares, Campeão Nacional Fundo C1, de Maratonas C1, de Maratonas C2, de Esperanças C1, de Velocidade C1 – 1000m, de Velocidade C2 – 1000m, de Velocidade C4 – 1000m e de Velocidade C2 – 500m, cadetes

David Garrido, Campeão Nacional Velocidade C4 – 1000m, cadetes

Rafael Mousinho, Campeão Nacional de Esperanças C2, de Maratonas C2, de Velocidade C2 – 1000m, de Velocidade C4 – 1000m e de Velocidade C2 – 500m, cadetes

Nuno Silva, campeão Nacional Esperanças C2 e de Velocidade C4 – 1000m, cadetes

Renato Pereira, Campeão Nacional Esperanças C2, infantis

Pedro Rodrigues, Campeão Nacional Esperanças C2, infantis

Andreia Afonso, Campeã Nacional em primeiras pagaiadas K1, iniciados

Ivo Pinho, Campeão Nacional em primeiras pagaiadas K1, menores

ORNITOLOGIA
Fernando Domingues, Tricampeão Mundial de Ornitologia com uma equipa de bicos-de-lacre, na classe F2´33.

NATAÇÃO, PELO CDE – CLUBE DESPORTIVO DE ESTARREJA, NA ÉPOCA DE 2011-12
Rosa Oliveira, Campeã Nacional nos 50 m livres, juniores


COLABORADORES DA CÂMARA MUNICIPAL
Bodas de prata
António Manuel Tavares Vieira,| Assistente Operacional
Celestino da Costa Cabilhas, Assistente Operacional
João Marques Oliveira, Assistente Operacional
Fernando Augusto Santos Ferreira Tavares, Assistente Operacional

Trabalhadores que se aposentaram em 2011
Manuel Soares Marques, Assistente Operacional
Luis Marques Rodrigues, Encarregado Operacional
Maria Eugénia Ramos Albuquerque Cabral, Assistente Operacional
Cesar Luis Bastos Gurgo, Assistente Operacional


Reportagem Notícias Ribeirinhas http://www.ribeirinhas.pt/2012/06/14/cerimonia-oficial-do-dia-do-municipio-de-estarreja/

 

Imagens das Festas http://www.cm-estarreja.pt/fotografias.php?cat=141