V Troféu Nacional de Samba 2012

quinta, 21 de junho 2012

O samba está de regresso ao centro da cidade de Estarreja com o 5º Troféu Nacional de Samba com a presença dos principais carnavais do país. O evento organizado pela Associação de Carnaval de Estarreja (ACE), com o apoio da Câmara Municipal, está agendado para dia 30 de junho, às 22h, na Praça Francisco Barbosa.

Cinco dos maiores carnavais de Portugal, que contemplam samba no seu desfile, serão representados pelas suas escolas de samba. Trepa de Estarreja, Charanguinha, de Ovar, Sócios da Mangueira, da Mealhada, Rainha da Figueira da Foz e Trepa no Coqueiro, de Sesimbra, vão desfilar pelo título de melhor escola de samba do país.

O Troféu Nacional de Samba pretende ainda proporcionar o convívio entre os participantes dos vários Carnavais. No final, haverá a atuação da Banda Red, no novo Multiusos de Estarreja, no Parque Municipal do Antuã.

Cada Escola de Samba nomeia um elemento para júri e cada jurado avaliará os seguintes critérios: Mestre-sala e Porta-bandeira, Comissão de Frente, Samba Enredo, Bateria, Conjunto e Indumentária. Para além do Troféu Nacional, ao grupo vencedor ganhará um prémio monetário de 750 €. O 2º classificado terá um prémio de 500€.

Câmara apoia o evento

A iniciativa é da Associação de Carnaval de Estarreja, com o apoio da Câmara Municipal que atribui um apoio financeiro de 1.500,00 € (diminuindo em relação ao ano passado), além de outros apoios de ordem logística.

Com as escolas de samba
Charanguinha (Ovar)
Trepa de Estarreja
Sócios da Mangueira (Mealhada)