Hortas Urbanas em Estarreja

segunda, 25 de junho 2012

Complementar o rendimento económico das famílias do concelho é um dos objetivos do projeto “Hortas Urbanas”. Com esta medida, a Câmara Municipal disponibiliza aos munícipes, de forma gratuita, uma parcela de terreno para produção agrícola, fomentando o espírito comunitário e a prática da agricultura tradicional.

Numa primeira fase, ainda em modo experimental para se avaliar a adesão dos munícipes, será implementado no terreno ao lado do quartel dos Bombeiros Voluntários.

A atividade agrícola de subsistência, materializada sob a forma de hortas, assume grande importância no desenvolvimento sustentável e na promoção da qualidade de vida das populações. Reconhece-se, cada vez mais, as múltiplas funções do espaço rural e da agricultura, ao nível da requalificação ambiental e paisagística.

Estes espaços, também de lazer, e com enorme potencial sociocultural, constituem um importante contributo para a economia familiar e assumem grande importância na promoção de hábitos de consumo sustentáveis.

A prática da agricultura tradicional assume ainda um importante papel na valorização do património cultural de origem rural e na fomentação do espírito comunitário, proporcionando às populações urbanas a ocupação dos tempos livres de forma saudável, em contacto com o mundo rural e com o meio ambiente em geral.

Assim, faz sentido potenciar, junto das zonas urbanas, espaços de agricultura tradicional como forma de garantir sustentabilidade ambiental dos espaços.

OBJECTIVOS

a) Complementar o rendimento económico das famílias do concelho, sendo-lhes atribuindo uma parcela de terreno, para fins de produção agrícolas;

b) Disponibilizar aos munícipes, de forma gratuita, uma parcela de terreno que se destina única e exclusivamente à produção de espécies hortícolas, plantas aromáticas, medicinais, pequenos frutos e flores de corte;

c) Promover hábitos de alimentação saudável, com recurso a produtos vegetais provenientes da agricultura tradicional;

d) Responder às necessidades crescentes de contacto da população urbana com o espaço rural;

e) Fortalecer a identidade cultural e coletiva da comunidade, bem como o sentimento de pertença;

f) Incentivar a requalificação ambiental de terrenos camarários abandonados, subaproveitados ou com uso inadequado;

g) Sensibilizar ambiental e socialmente a comunidade.

LOCALIZAÇÃO

Numa parte de um terreno camarário central que se encontra baldio, contíguo ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, sito na Rua Desembargador Oliveira Pinto, ocupando uma área de 3000m2.

PARCELAS DE CULTIVO

Número total de parcelas

Área Total - 3000m2

N.º Total Parcelas - 60

Área de cada parcela - 36m2

Candidate-se a um lote!

Atribuição de lotes por ordem de inscrição!

Apresentação de candidaturas no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja

234840600 | game@cm-estarreja.pt

Horário de atendimento Segunda a sexta 09h-16h | Aberto à hora de almoço

Consulta das condições de acesso e utilização no GAME ou no site www.cm-estarreja.pt