Fazer um curso de verão na universidade

segunda, 02 de julho 2012

Consciente do importante papel que pode desempenhar no que respeita à formação qualificada dos jovens estarrejenses e interessada em apostar em estratégias que reduzam o índice de abandono escolar e potenciem os melhores resultados escolares, a Câmara Municipal de Estarreja apoia alunos do ensino básico e secundário a frequentarem programas de verão em ambiente universitário.

Protocolo com a Universidade do Porto

A exemplo de anos anteriores, a Câmara Municipal estabeleceu um protocolo de colaboração com a Universidade do Porto apoiando os alunos que pretendam participar na Universidade Júnior. Este ano, inscreveram-se 5 estudantes no curso.

A Universidade do Porto organiza a Universidade Júnior entre 2 a 27 de julho, com o objetivo de incentivar os jovens do ensino básico e secundário para o gosto pelo saber, pelo conhecimento e pelo estudo.

O apoio da Câmara traduz-se no pagamento da propina de inscrição no valor de 75€/aluno/semana, que inclui material didático, almoço, lanche e deslocações entre os diversos polos e seguro, sendo o transporte de e para o Porto assegurado pelos serviços municipais.

Foi feita a divulgação junto dos Agrupamentos de Escolas e Secundária, com a colaboração dos responsáveis das referidas escolas para a escolha. A exemplo de anos anteriores, a Câmara estabeleceu apoiar um total de 20 alunos (4 para cada Agrupamento e 8 para a Secundária), mas apenas se inscreveram 5.

Turma CIRA na Academia de Verão da UA

Foram escolhidas duas estudantes da Escola Secundária de Estarreja no seguimento da constituição de uma "Turma CIRA" na Academia de Verão da Universidade de Aveiro. As Câmaras Municipais da CI Região de Aveiro promoveram a escolha dos dois alunos do ensino secundário, tendo os critérios de seleção sido definidos pelas escolas.

A Academia de Verão UA vai-se realizar na semana de 15 a 20 de julho, em regime de pensão completa (aulas, alimentação e alojamento). Os custos do pagamento das propinas são assumidos pela CI Região de Aveiro, e cada Câmara Municipal procedeu ao recrutamento. Além do programa curricular, serão realizadas algumas ações com Gestores e Técnicos da CI Região de Aveiro.

Mais informações em www.ua.pt/academiadeverao