Sensibilizar para a acessibilidade e mobilidade para Todos

No âmbito do Projeto RAMPA, teve lugar uma Ação de Informação/Sensibilização dedicada ao tema Acessibilidade/Mobilidade para Todos, tendo como público-alvo os Presidentes de Junta de Freguesia.

quarta, 18 de julho 2012

Ainda hoje, “a barreira mais difícil de ultrapassar é a mentalidade”, na opinião do orientador da ação, arquiteto Mateus Oliveira, contudo com estas ações que se realizam do RAMPA, “tentamos sensibilizar para a questão das pessoas com mobilidade reduzida e desmistificar a ideia de que a questão de mobilidade reduzida está associada exclusivamente a pessoas com deficiência”.

Com os presidentes de Junta de Freguesia, através de uma sessão teórica e do desenvolvimento de simulações práticas com recurso a cadeiras de rodas, pretendeu-se “mostrar que podem ser mais proactivos na construção de espaços e cidades mais confortáveis, uma vez que são agentes privilegiados no terreno que as câmaras têm e mais facilmente detetam alguns problemas, reportam-nos à câmara e permitem essas correções no sentido de tornar o espaço melhor para todas as pessoas”.

A Câmara Municipal de Estarreja vai promover futuras ações nas escolas com o objetivo de “potenciar desde miúdos esta cultura para a acessibilidade e mobilidade e que as crianças possam ser adultos mais conscientes e consciencializar os próprios pais para estes assuntos”, afirma Mateus Oliveira.

O Governo Português lançou em 2007, o Guia Acessibilidade e Mobilidade para Todos, uma ferramenta técnica de descodificação da nova legislação sobre a acessibilidade (DL 163/06, de 08 de agosto) que veio substituir o DL 123/97, de 22 de maio e que pretende ser uma ajuda na construção de cidades acessíveis a Todos.

Os Programas de Promoção da Acessibilidade surgem agora como um desafio à integração dessas orientações nas políticas municipais, respetivo planeamento, desenho e monitorização desses territórios através de várias abordagens.

As ações de informação/sensibilização, a desenvolver no âmbito da execução dos Programas de Promoção da Acessibilidade, são uma dessas importantes abordagens para que se sensibilizem e instruam os principais intervenientes, públicos e privados, como principais agentes que desenham e projetam os territórios.