Cuidar das linhas de água e terrenos envolventes

O Município continua a dar o exemplo mantendo limpos os leitos e as margens dos cursos de água. A Subunidade de Higiene e Limpeza Pública da Câmara Municipal de Estarreja efetuou recentemente trabalhos em Avanca e Beduído.

segunda, 16 de julho 2012

Com vista à manutenção de terrenos públicos e limpeza dos leitos e margens dos cursos de água confinantes com as parcelas de terrenos pertencentes ao Município, os serviços municipais realizaram as seguintes ações de limpeza:

- no leito e margem de toda a extensão da vala que atravessa as traseiras do Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja;

- na vala da Sardinha, Avanca, junto à desnivelada de Samouqueiro, e no troço que acompanha a Rua da Sardinha;

- troço do Rio Gonde junto aos terrenos próximos da desnivelada da Rua Padre Solha, Avanca.

A autarquia tem efetuado a manutenção dos enrocamentos do Rio Antuã e junto às parcelas confinantes do qual é proprietário, como aconteceu nas intervenções desde a Ponte Velha até à antiga Azenha, junto à Ponte E.N.109 e desde o Porto de Vacas até à foz.

Limpar os espaços municipais

Na procura contínua de prestar um serviço público eficaz essencial ao bem-estar geral da população de Estarreja e à qualidade ambiental do município, a Câmara Municipal tem intensificado a ação nos espaços públicos e assim têm aumentado as áreas que são alvo de operações de limpeza pelos serviços de Higiene e Limpeza Pública.

Atualmente, a autarquia procede à manutenção de 40 terrenos/taludes, localizados por exemplo junto a estradas, desniveladas ou rotundas, com o objetivo de garantir condições de salubridade, higiene e limpeza pública. Ainda recentemente foram levadas a cabo ações de limpeza nos taludes da Fontinha, da entrada da cidade ou junto à rotunda do Hospital e no Aterro do Fojo.

No programa municipal de limpeza de espaços municipais, inclui-se entre outras as seguintes ações: varredura manual, varredura mecânica, limpeza de sarjetas e sumidouros, operações de limpeza preventiva (desentupimentos superficiais), e limpeza de terrenos baldios, municipais e privados, exterminação de ervas e aplicação de herbicida.

Na área da limpeza pública e salubridade, também de suma importância são as desinfestações, em todas as instalações municipais e nas escolas do 1º Ciclo, com campanhas de desratização, desinsectização e de combate a outro tipo de pragas e infestantes que possam ocorrer. Acompanhando esta dinâmica, também na componente de limpeza urbana, a utilização de maquinaria pesada é uma realidade.