Investigadores dos 5 continentes debatem cinema em Avanca

quarta, 25 de julho 2012

“AVANCA|CINEMA - Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação” é o evento que pela terceira vez reúne em Portugal cerca de duas centenas de investigadores e docentes universitários de instituições de vinte e dois países para apresentarem 166 comunicações sobre a investigação mais recentes à volta do cinema.

A conferência tem o propósito de promover Portugal como pólo aglutinador e dinamizador de novos conhecimentos, proporcionando aos investigadores nacionais e estrangeiros a troca de experiências e informação, que servirá para dinamizar e projectar o estudo nas áreas do cinema, arte, tecnologia e comunicação.

Integrada no “AVANCA’12 - 16º Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, a conferência irá acontecer entre os dias 25 e 29 do corrente mês, na Escola Egas Moniz em Avanca, Estarreja.

Entretanto, a Comissão Científica constituída por 30 doutorados de universidades de 15 países analisaram a relevância da investigação proposta e escolheram as comunicações que estarão presentes na conferência AVANCA|CINEMA.

O cinema, que vive um momento particularmente importante de grandes transformações ao nível da tecnologia, da narrativa e da forma como se relaciona com os públicos, terá assim em Avanca, distrito de Aveiro, um espaço multicultural e transversal de pensamento e debate, inédito no nosso país.

O maior contingente de investigadores vêm de universidades e centros de investigação do Brasil, Espanha e Reino Unido, para além de Portugal. Estão também inscritos investigadores de países como Austrália, Bahrain, Malasia, México, Índia, Irão, Uruguai e Turquia.

A melhor comunicação será distinguida com o “Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador”, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da Semiótica, Estética e Teoria do Cinema, cuja obra é fundamental e universal.

O AVANCA|CINEMA é uma organização do Festival de Cinema AVANCA 2012 em parceria com a Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Unidades de Investigação ID+ e as sociedades científicas IAMS e debatEVOLUTION. Conta ainda com os apoios locais da Câmara Municipal de Estarreja, Junta de Freguesia e Escola Egas Moniz de Avanca.