Músicos da Nossa Terra: “Deixámos o público de alma cheia”

quarta, 08 de agosto 2012

100 jovens músicos amadores e profissionais partilharam o mesmo palco no concerto que encerrou o estágio “Músicos da nossa Terra”, e que atraiu mais de 400 pessoas ao Multiusos de Estarreja. Um projeto concebido por Renata Oliveira, a propósito do programa de bolsas de estudo do ensino superior da Câmara Municipal.

Os 100 músicos foram divididos em Grupo de Música de Câmara, Grupo de Guitarra Clássica e numa Banda Sinfónica. Os profissionais Ricardo Silva (Trompa). Ricardo Antão (Eufónio) e Gabriel Antão (Trombone), que aprenderam os primeiros acordes na Banda Visconde de Salreu e agora dão cartas na Europa, também responderam ao desafio e participaram como solistas.

Ricardo Silva, bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, desempenha atualmente as funções de 1º Trompa na Staatsoper de Hannover e frequenta o Masterdegree na Hochschule für Musik “Hanns Eisler”, em Berlim. Gabriel Antão é, desde outubro de 2011, trombone solista da Tonkünstler Niederösterreichisches Orchester (Orquestra da Baixa Áustria - Viena). Ricardo Antão ganhou este ano o 3º Prémio no International Tuba and Euphonium Competition, em Linz, Áustria.

Concerto revelou talentos

A composição estava muito bem afinada e “o concerto correu muito bem, não podia esperar melhor de todos os músicos. Todo o feedback que recebi no dia e que tenho vindo a receber é extremamente positivo. Tanto pelo valor humano demonstrado, como pelo nível musical apresentado, que foi elevado, penso que deixámos o público de alma cheia. Foi um concerto muito emocionante para mim, para os músicos e para o público”, diz a jovem acrescentando que a sua estreia como maestrina “não podia ter sido mais significativa, ao dirigir músicos da minha terra. O público foi extremamente caloroso e penso que ver assim reunido o talento que há em todo o concelho era algo há muito desejado pela maioria dos presentes”.

Aos olhos de Renata, a adesão dos jovens é demonstrativa da forte tradição musical existente em Estarreja. Considerando as 3 bandas do concelho, Bingre Canelense, Visconde de Salreu e Club Pardilhoense, respetivas escolas de música e a Orquestra de Veiros, “quase que se pode dizer que não há uma família que não tenha um músico. As Escolas de Música das Bandas são importantíssimas pois formam gratuitamente músicos de qualidade que dão continuidade às próprias Bandas e, assim, à cultura do nosso Concelho”.

Projeto nasceu com bolsa de estudo da Câmara

Além do mais, o número de inscritos também revela “a necessidade de haver um espaço que una os músicos para lá da sua pertença às instituições, criando-se também um espaço para cordas, guitarras, voz e aberto a qualquer pessoa”. Nesta primeira experiência a média de idades era jovem, com músicos desde os 11 aos 27 anos de idade. Contudo, sublinha a jovem, “este projeto pretende reunir os Músicos da Nossa Terra e não apenas os Jovens Músicos. Não quero que os mais velhos pensem que não se podem inscrever, pois este estágio foi e será aberto a qualquer idade e a qualquer pessoa, mesmo leigos”. O desafio já está lançado para o próximo ano. “A aposta será chamar os nossos coralistas”.

A afirmação deixa adivinhar a continuidade do projeto. “No que me diz respeito é um projeto para continuar”, garante a jovem referindo que há já interessados que se “querem juntar para organizar a próxima edição e muitos dos músicos manifestaram a vontade de participar no próximo concerto”.

Este projeto veio retribuir a atribuição da Bolsa de Estudo pela Câmara Municipal, uma vez que o regulamento exige aos beneficiários a prestação, em regime de voluntariado, de 70 horas de serviço à comunidade. Esta foi a semente para a concretização de um desejo de Renata Oliveira que antes “não se sentia preparada para assumir a direção artística de algo deste tipo, portanto, a exigência de voluntariado agora surgiu num momento muito oportuno”.

Empreendedorismo em ação

No final do concerto, o vereador João Alegria manifestou o seu contentamento pela presença de tanto público e pela concretização deste projeto inédito. Salientou que a Renata revelou grande capacidade empreendedora e, num curto espaço de tempo, com persistência, esforço e dedicação executou um projeto desta grandeza. Durante uma semana foi transmitindo esses valores aos músicos participantes, criando um forte espírito de grupo e que, no final, proporcionaram um momento musical de alta qualidade e que deixou todos os presentes muito satisfeitos.

Realçou ainda que esta performance, para além de ser o resultado do trabalho desta semana de estágio, é também o fruto do excelente trabalho de formação que as escolas de música das Bandas e Orquestra concelhias fazem com os mais novos e que vão descobrindo talentos, alguns que se tornam profissionais e que têm singrado no estrangeiro.

João Alegria agradeceu a colaboração especial da Banda Bingre Canelense, Banda Visconde de Salreu e Banda do Club Pardilhoense que cederam os instrumentos de percussão. Numa noite de boa música, estão de parabéns a mentora do projeto e maestrina do concerto, bem como os excelentes executantes jovens músicos estarrejenses.

Reportagem vídeo Localvisão

Mais imagens na página do projeto no Facebook