Rosa Oliveira entre os melhores do mundo

sexta, 10 de agosto 2012

A estarrejense Rosa Oliveira conquistou a medalha de prata na prova dos 50 metros livres nos 64º Jogos da FISEC, que decorreram em Malta, entre 5 e 11 de julho. A aluna da Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida obteve um excelente desempenho nesta competição internacional, onde conseguiu ainda um honroso 4º lugar, nos 50 metros bruços.

Rosa participou ainda nas provas de 100 metros livres (11º lugar), 100 metros bruços (12º lugar), 4x50 metros livres (5º lugar) e 4x100 metros estilos (5º lugar). Ainda de salientar que a equipa portuguesa feminina de natação conquistou também o importante Troféu de Fair-Play.

Esta competição, organizada anualmente, conta com a participação dos melhores atletas de escolas de todo o mundo, proporcionando a estes jovens um alegre e salutar convívio, em contexto escolar. Este ano participaram atletas de 10 países, em oito modalidades, em representação do desporto escolar dos seus próprios países.

A FISEC é uma organização profissional que organiza jogos desportivos, anualmente, para jovens de seus países membros. Através das federações/organismos nacionais responsáveis pelo desporto escolar dos seus países membros, a FISEC abrange jovens do ensino secundário de todo o mundo.

Recorde-se que a atleta do CDE – Clube Desportivo de Estarreja sagrou-se na última época desportiva 2011/2012, em abril, campeã nacional nos 50 metros livres, no escalão júnior.

Atleta do CDE iniciou-se na modalidade aos 6 anos

Nascida a 5 de março de 1996, Rosa Gomes Oliveira, de Avanca, iniciou a prática desportiva aos 6 anos de idade na Piscina Municipal de Avanca. A sua primeira professora de natação, Adelaide Matos, reconhecendo as potencialidades da aluna, aconselhou-a a treinar na piscina de Estarreja. A mais jovem nadadora do clube, na altura, foi muito bem acolhida pelos colegas e pela professora Teresa Faria, que a levou a participar nas primeiras provas da Associação de Natação de Aveiro.

Já integrada na equipa de competição, passou a ser treinada pelo professor André Cirne, conseguindo os seus primeiros tempos para aceder aos campeonatos nacionais infantis e juvenis. Atualmente é treinada por Vítor Mano, um jovem treinador do CDE e professor do Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja.