Em Estarreja desde 2006: Curso de Instalações Elétricas certificado

segunda, 20 de agosto 2012

O Curso de Especialização Tecnológica (CET) em Instalações Elétricas e Automação Industrial foi certificado pela Direção Geral de Energia. A notícia é recebida com satisfação em Estarreja, onde o curso existe desde 2006 e será mantido no novo ano letivo.

A certificação pela DGE é mais uma prova da consolidação da adequação da formação ministrada, com resultados efetivos na absorção por parte do mercado de trabalho, nomeadamente no tecido empresarial do concelho de Estarreja. Os alunos diplomados são reconhecidos como Técnicos de Instalações Elétricas Particulares.

Para o vereador da Educação da Câmara Municipal, João Alegria, esta aposta na formação qualificada e especializada “é o reconhecimento das competências adquiridas pelos formandos e é a que responde de modo efetivo às necessidades do mercado de trabalho”. Para o responsável, “valorizar o tecido empresarial e a qualificação é o caminho para alavancar o desenvolvimento económico e tornar as nossas empresas mais competitivas no mundo global”. Acrescenta que a vinda do CET para Estarreja “é uma aposta ganha também pela boa integração dos formandos na comunidade e pelo aprofundamento da parceria entre todas as entidades”.

No ano letivo 2011/12, Estarreja recebeu a 6ª edição do CET em Instalações Elétricas e Automação Industrial, nas instalações da remodelada Escola Secundária. O curso tem registado uma adesão expressiva e uma frequência constante, mais um motivo que garante a continuidade do curso no município.

Mais cursos da Universidade de Aveiro em Estarreja

Num contexto de redução dos CET da Escola Superior Aveiro Norte, da Universidade de Aveiro, está ainda em cima da mesa a criação de novos cursos em Estarreja.

O futuro da Escola Superior Aveiro Norte em Estarreja pode passar pelo alargamento da oferta formativa, com a criação de mais 2 cursos, juntando-se ao existente o de Eletrónica e Telecomunicações e o de Monitorização Ambiental. Este último constitui uma novidade na oferta da UA, estando em análise o seu início no ano letivo 2013/14.

Desde 2006, em Estarreja este programa já envolveu uma centena de estudantes, dos quais mais de metade terminou com sucesso a sua formação. A presença em Estarreja da Escola Superior Aveiro Norte está estabelecida na parceria entre a Universidade de Aveiro, Câmara Municipal, Escola Secundária, SEMA – Associação Empresarial, e as empresas AQP – Aliada Química de Portugal Lda, Ar Líquido Lda, Cires SA, CUF – Químicos Industriais SA, DOW Portugal e Nestlé Portugal. Uma união que tem dado os seus frutos sendo de registar o forte empenhamento dos parceiros.

Os CET são cursos pós-secundários, não superiores, que visam conferir qualificação profissional de nível 5, que se caracteriza por ser uma formação técnica de alto nível.

Mais informações no site da Universidade de Aveiro