AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo do ensino básico do concelho

Aviso aos encarregados de educação

quinta, 06 de setembro 2012

Aproximando-se o início de um novo ano letivo, o Projeto PETIz (Universidade de Aveiro), a Câmara Municipal de Estarreja e os Agrupamentos de Escolas de Avanca, Estarreja e Pardilhó consideram de elevada pertinência informar, desde já, os Encarregados de Educação sobre algumas questões relacionadas com o ano letivo 2012/2013.

Início das AEC
As atividades iniciar-se-ão na sexta-feira, dia 14 de setembro, no Agrupamento de Avanca e na segunda-feira, dia 17 de setembro, nos Agrupamentos de Estarreja e de Pardilhó. A partir destas datas, os professores das AEC iniciarão o desenvolvimento das atividades, quer no período flexibilizado da manhã, quer no período da tarde até às 17h30.

Flexibilização
À semelhança do ano passado, a flexibilização mantém-se em funcionamento, resumindo-se a um bloco de atividades de 45 min por semana.

Horários AEC
No início do ano letivo os Encarregados de Educação terão conhecimento do horário das AEC do seu educando, através do professor titular do 1.º Ciclo.

Áreas de oferta

Ensino de Inglês – 2 blocos/semana
Objetivos:
Incentivar  o contacto precoce das crianças com uma Língua Estrangeira.
  Sensibilizar as crianças para a diversidade linguística e cultural.
  Desenvolver atividades de carácter lúdico, que estimulem a compreensão oral, proporcionando uma relação positiva com a aprendizagem.

Atividade Física e Desportiva – 2 blocos/semana
Objetivos:
  Contribuir para o enriquecimento do reportório motor das crianças, sensibilizando-as para a prática desportiva, como possibilidade de ocupação de tempos livres.
  Desenvolver hábitos, atitudes e conhecimentos com especial atenção para a disciplina, para a responsabilidade e para as regras de segurança.

Ensino de Música – 2 blocos/semana
Objetivos:
  Sensibilizar as crianças para diferentes estilos de Música.
  Proporcionar às crianças momentos de participação em eventos musicais, em grupo e individualmente, fomentando a criação musical e desenvolvendo a criatividade e o sentido estético e artístico.

Ensino de arTICiência – 2 blocos/semana para o 1.º e 2.º anos e 1 bloco/semana para o 3.º e 4.º anos
Objetivos:
  Promover o enriquecimento e a otimização das competências desenvolvidas no ensino formal, assim como a aquisição de outros saberes que tornem as crianças cidadãos ativos na sociedade.
  Promover e elevar o nível de formação e qualificação das futuras gerações, num mundo cada vez mais globalizado.

Ensino de Xadrez – 1 bloco/semana para o 3.º e 4.º anos
  Estimular o desenvolvimento mental das crianças, aumentando as suas capacidades de cálculo, raciocínio e também de concentração.
  Desenvolver a capacidade de convívio em grupo e de respeito pelo outro, aprimorando também o sentido de tolerância, autocontrolo e espírito de decisão e de coragem.

Nota: Dentro do horário das AEC, existem também 2 blocos/semana de Apoio ao Estudo, que são da responsabilidade das Escolas e Agrupamentos.

Justificação de faltas dos alunos
Sempre que o seu educando faltar, o professor das AEC irá enviar pelo aluno/educando um formulário justificativo da ausência para que o preencha e o devolva ao professor das AEC. As justificações de faltas serão integradas num dossiê de AEC que existirá em cada Escola.

Dossiê das AEC por Escola
Será constituído um dossiê das AEC por Escola onde estarão diversos elementos entre os quais as planificações anuais das áreas, os horários das turmas e as justificações de faltas dos alunos.

Reuniões com Encarregados de Educação
Entre 24 e 26 de setembro, terão lugar reuniões com os Encarregados de Educação das várias Escolas e Agrupamentos, com a presença dos professores das AEC. Convidam-se todos a marcarem presenças de acordo com as seguintes datas e locais:

- 24 Setembro | EBI Pardilhó | Local: EBI Pardilhó | 17:45
- 24 Setembro | EB1 Mato, Eb1 Bandeira, EB1 Congosta | Local: EB2/3 Dr. Egas Moniz | 18:00
- 25 Setembro | EB Pe. Donaciano, EB1 Agro, EB1 Santo Amaro | Local: EB Pe. Donaciano | 17:45
- 26 Setembro | EB1 Pinheiro, EB1 Cabeças, EB1 Póvoa | Local: EB1 Pinheiro | 17:45
- 26 Setembro | EB1 Laceiras, EB1 Senhora do Monte, EB1 Canelas, EB1 Terra do Monte | Local: EB1 Laceiras | 17:45

Outras informações
Nos dias em que o seu educando tiver Atividade Física e Desportiva, deve enviar-lhe uma t-shirt de troca para que ele a vista assim que a atividade termine e, deste modo, suprima a transpiração acumulada. Aconselha-se igualmente, ou em alternativa, que o seu educando traga uma toalha nesse dia para a sua higiene após a atividade.

Durante início do 1.º Período, o seu educando irá receber um Kit de Inglês, constituído por Caderno de Atividades e Dossiê Arquivador.