Abertura do Ano Letivo no novo Bloco da Padre Donaciano

Requalificação da Rede de Escolas do 1º Ciclo e Ensino Pré-Escolar

terça, 11 de setembro 2012

A EB 2, 3 Padre Donaciano de Abreu Freire, onde está em curso a construção de um Bloco para o Pré-Escolar e a remodelação da envolvente, vai receber a Sessão de Abertura do novo Ano Letivo, esta quarta-feira, às 14h30, com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos. A obra encontra-se na fase final, prevendo-se a sua conclusão para outubro, sendo que amanhã a comunidade escolar vai ficar a conhecer as novas instalações.

Da responsabilidade da Câmara Municipal, a ampliação da Escola Padre Donaciano insere-se no Programa  de Requalificação da Rede de Escolas do 1º Ciclo e Ensino Pré-Escolar do Concelho, em curso desde 2008, e que absorve um investimento global de 6 milhões de euros. O programa abrange ainda a Escola EB1 + Jardim-Infância de Pardilhó, concluída em setembro de 2010, e a Escola Sul atualmente em construção em Salreu.

O novo bloco na Padre Donaciano foi adjudicado por 1.445.774,00€ num valor elegível para efeitos de candidatura ao QREN de 1.068.275,40€. A comparticipação comunitária é de 85%.

A nova Escola Sul, em Salreu, já viu iniciada a sua construção, estando a sua conclusão prevista para meados de 2013. O valor de adjudicação foi de 2.886.274,00€, com comparticipação de 85% do QREN.

Em linha com a Carta Educativa do Município, as 3 candidaturas foram apresentadas ao QREN, em 2008/2009, no domínio da “Requalificação da Rede Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-escolar” integrado no Eixo Prioritário III “Consolidação e Qualificação dos Espaços Sub-regionais” do Programa Operacional Regional do Centro 2007-2013.

Este programa visa a requalificação e modernização do Parque Escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico e da Educação Pré-Escolar, promovendo a utilização de edifícios escolares dotados de elevada qualidade arquitetónica e funcional que possibilitem um eficaz reordenamento da rede educativa e contribuam para a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos, tendo como objetivos centrais a construção/ ampliação/ requalificação de escolas básicas que integrem, preferencialmente, o 1.º Ciclo e a Educação Pré-Escolar, na perspectiva da criação de Centros Escolares e a eliminação de todos os regimes de funcionamento duplos.

A opção de constituição de agrupamentos escolares que agreguem no mesmo espaço físico os ciclos de ensino do pré-escolar ao 3º ciclo, criando as Escolas Básicas Integradas com Jardim-de-infância, é um desígnio assumido em termos da organização do parque escolar concelhio, correspondendo a 4 Agrupamentos: Estarreja, Avanca, Pardilhó e Sul do Concelho (este a criar), de acordo com as diretrizes da Carta Educativa ainda em vigor, pese as recentes orientações governamentais de concentração de agrupamentos.

Abertura do Ano Letivo 2012-13

Receção na Escola Padre Donaciano Abreu Freire
Momento musical ESTalento 2012

Entrega dos prémios do concurso “Empreendedorismo na Escola”