Cineastas de Avanca orientam workshop de cinema no FESTARREJA

"Fazemos um filme em Estarreja?"

segunda, 24 de setembro 2012

Carlos Silva, António Fonseca e António Osório, são os 3 cineastas do Cine-Clube de Avanca que no próximo sábado, dia 29, irão orientar o workshop de cinema “Fazemos um filme em Estarreja?”.

Carlos Silva é um dos realizadores do filme “Estátua” que na passada semana ganhou o Prémio Melhor Filme Experimental no Festival Internacional de Curtas-metragens de Arouca.

Os três são autores da curta-metragem “Terram - Terra e mar”, um filme que acontece a partir de uma escultura de Helena Homem de Melo. Conjuntamente, os 3 cineastas têm uma larga experiência em dezenas de filmes onde foram responsáveis pela imagem, o som, a montagem, os efeitos especiais e a animação.

No dia 29, durante todo o dia, a partir das atuais instalações do Cine-Clube em Avanca, ir-se-á construir um pequeno filme utilizando o espaço do concelho de Estarreja.

Este curso, que se integra no evento FESTARREJA, promovido pela Câmara Municipal de Estarreja, pretende elaborar um projeto de filme em contexto prático de aprendizagem e reunir competências e experimentar práticas de cinema e vídeo.

Os conteúdos programáticos desta formação são: criar um projecto de filme; a gramática aplicada da realização cinematográfica; preparar a rodagem de um filme; contextualizar o trabalho de uma equipa de cinema; filmar com uma câmara HD; gravar som direto, enquanto se filma; a organização do espaço e dos elementos na rodagem; a montagem de cinema, princípios e práticas; a pós-produção e as etapas de finalização de um filme.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas para o email festarreja@cm-estarreja.pt

O workshop está limitado a 12 elementos.