Campanha “Água é vida” nas escolas do concelho

quinta, 04 de outubro 2012

Câmara Municipal de Estarreja e AdRA – Águas da Região de Aveiro, em colaboração com os agrupamentos escolares, desenvolveram o projeto de educação ambiental “Água é Vida”, destinado a alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. O objetivo é criar uma ação de educação ambiental alargada e envolvente, onde se valorize a água como recurso natural, as operações de abastecimento e saneamento como essenciais para as populações e para o meio ambiente, obtendo maior reconhecimento de valor para as entidades envolvidas.

A campanha estará nas escolas durante este mês, arrancando no dia 9, terça-feira, às 9h, na Escola da Congosta, Avanca, onde se juntarão os alunos da Escola da Bandeira. Serão desenvolvidas ações com mensagens sobre a poupança da água, como a devemos utilizar, experiências laboratoriais e jogo da glória. No final as crianças são convidadas a usar a sua criatividade exprimindo o que aprenderam.

Depois da Congosta, a campanha mantém-se em Avanca, na Escola do Mato, no dia 10. A 16 de outubro segue para o Agrupamento de Escolas de Pardilhó. As ações no Agrupamento de Estarreja serão desenvolvidas em datas a confirmar. As atividades decorrerão entre as 9h e as 12h.

Os trabalhos dos alunos serão apresentados publicamente numa exposição a ter lugar no 5º Encontro da Rede Social que decorrerá nos dias 25 e 26 de outubro no Multiusos, no Parque Municipal do Antuã.

Esta é uma iniciativa inédita que, numa primeira fase, será aplicada unicamente no município de Estarreja (ano lectivo 2012/13). Numa segunda fase, a ação estender-se-á a outros municípios abrangido pela AdRA (2013/14 e 14/15).