Autarquia Explica PADE e PACE a Colectividades do Concelho.

quinta, 13 de fevereiro 2003

Através de uma reunião promovida pela autarquia, no passado dia 10, e com a presença do seu Presidente, Vice-presidente e Vereador Dr.Cláudio Vital, as Colectividades do Concelho tomaram conhecimento da forma como funcionarão os Programas PADE – Programa de Apoio aos Agentes Desportivos e PACE – Programa de Apoio aos agentes Culturais implementados pela autarquia. PADE – Programa de Apoio aos Agentes Desportivos. OBJECTIVOS A Câmara Municipal de Estarreja reconhece às Colectividades de índole Desportiva um papel determinante no desenvolvimento desportivo concelhio, no fomento e na generalização do acesso dos munícipes a uma prática desportiva regular. O desporto assume nas sociedades modernas uma enorme importância, nomeadamente de saúde e bem-estar, sociabilidade e participação cívica, desempenhando a autarquia deveres e competências na criação de possibilidade de prática desportiva no seu município. Com a concretização do Programa de Apoio aos Agentes Desportivos de Estarreja (PADE), pretende-se levar a cabo um conjunto de programas de apoio ao desenvolvimento desportivo, fixando-se regras claras e bem definidas. O objectivo deste programa é apoiar as Associações Desportivas do Município de Estarreja que tenham como principal função proporcionar o acesso à prática desportiva, sem fins lucrativos, definindo critérios onde se procuram sistematizar os recursos e os meios e especificar as razões de carácter objectivo na sua distribuição. Define-se assim, metodologias de natureza geral e universal independentemente dos protagonistas das situações, subtraindo a influência de qualquer factor, como sejam os políticos. Assentará em normas claras de acesso e de afectação, definidas de acordo com os princípios da transparência, do rigor e imparcialidade. PACE – Programa de Apoio aos Agentes Culturais de Estarreja. A Câmara Municipal de Estarreja reconhecendo às Colectividades de índole Cultural e Recreativa um valor estratégico fundamental e, através da política autárquica de Cultura quer torná-las parte integrante no ambicioso projecto de melhoria da qualidade de vida no Concelho. Elogia a capacidade decisiva das mesmas Colectividades em integrar factores como o respeito histórico e interesse pela revitalização das tradições, a criatividade, a imaginação, a juventude e o engrandecimento do Concelho e da sua projecção, promovendo, ao mesmo tempo, o convívio entre os diferentes meios sociais, as diferentes gerações e, finalmente, as diferentes freguesias. Quer esta Câmara reconhecer publicamente esta extraordinária capacidade das Colectividades através da aplicação do Programa de Apoio aos Agentes Culturais de Estarreja (PACE). Pretende-se, através deste instrumento, racionalizar os recursos do Município e, de modo transparente, com o auxílio de objectivos claros e bem definidos, tratar com absoluto rigor e imparcialidade todos os agentes.