Biblioteca comemora “8 anos de intensa atividade, com um crescente público”

sexta, 12 de outubro 2012

O equipamento tem contribuído para o desenvolvimento social e cultural do concelho, sendo um “dos polos aglutinadores e dinamizadores da cultura local”. Em dia de aniversário da Biblioteca, o vereador da Câmara Municipal, João Alegria, mostrava-se satisfeito com a adesão dos munícipes, um sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. A sessão comemorativa realizou-se no dia 9, com a presença de vários utentes.

Hoje, “acrescentamos valor a quem nos frequenta porque esta é uma casa de conhecimento e sabedoria, com muitas formas das pessoas se enriquecerem”, afirma o vereador da Cultura. Entre os 6345 utentes registados, 1642 têm menos de 18 anos. De acordo com um estudo apresentado por Maria Beatriz Marques, professora da Universidade de Coimbra, durante as jornadas de informação que decorreram no último sábado, 17% da população do concelho é utente da Biblioteca, valores excecionais que se distinguem das bibliotecas públicas da Região Centro - onde os níveis de adesão rondam os 5% da população -, e deixam orgulhoso o responsável autárquico.

A diversificação das atividades, “porque os públicos vão variando e o público sénior é crescente”, a criação de parcerias, como por exemplo com a Universidade Sénior ou com as instituições de 3ª Idade, a extensão da Biblioteca aos Polos de Avanca e Pardilhó e o trabalho exaustivo com as Bibliotecas Escolares são algumas das ações visíveis do “trabalho significativo” que a equipa tem desenvolvido para “dinamizarmos o espaço e chegarmos cada vez a mais público, que nos procura”, naquele que é um “desafio diário”, assevera João Alegria, perseguindo o objetivo de promover a leitura, educação e formação de todos sem exceção e consolidar e alargar os hábitos de leitura dos estarrejenses.

12 mil empréstimos por ano

Em oito anos de funcionamento, a Biblioteca regista um total de 97.261 empréstimos, numa média anual de 12.157 empréstimos. O fundo documental disponibiliza um total de 53 mil exemplares catalogados.

Comemorando 8 anos de atividade, a Biblioteca, com a colaboração da realizadora Naida Folgado, promoveu um vídeo promocional dos serviços que presta à comunidade, reforçando o convite para que a população venha usufruir deste serviço público.

Comemorações prosseguem esta sexta-feira

As comemorações continuam esta sexta, às 21h30, com a entrega de Prémios aos Melhores Leitores e o lançamento do Concurso Literário “Era uma vez na Biblioteca…”. A 4ª edição destina-se a crianças e jovens dos 6 aos 18 anos. A entrega dos trabalhos decorre até 7 de junho de 2013. A sessão desta noite continua com a "A revolta dos livros!", a partir das 22h, abrindo-se as portas da biblioteca para a maior manifestação literária dos últimos tempos.

O moderno equipamento foi inaugurado no dia 9 de outubro de 2004, ocupando após a reconstruida Casa dos Leites, edifício apalaçado do princípio do séc. XX, hoje a Biblioteca Municipal de Estarreja, função para a qual o edifício foi recuperado e reconvertido. O projeto privilegiou a recuperação da fachada, ao mesmo tempo que lhe conferiu um toque moderno.

A Galeria de Imagens disponibiliza as imagens deste 8º aniversário aqui