Caminhada do Antuã no Festival Sénior: “Somos outras pessoas”, diz aluno da Escola de Desporto

sexta, 12 de outubro 2012

O dia começou cedo e de forma ativa para os seniores que participaram na Caminhada do Antuã, que se realizou na última quarta-feira, inserida no Festival Sénior 2012. “É ótimo começar assim o dia”, afirmava Edite Primo, participante de Salreu. Uma manhã de exercício físico aliada ao convívio que já não constitui novidade para a grande parte dos participantes, que frequenta as aulas de ginástica de manutenção “+50”, da Escola Municipal de Desporto de Estarreja (EMDE).

É o caso de Norberto Rolo, 67 anos, que pratica exercício religiosamente três vezes por semana, mas não resistiu a mais este desafio. Depois de uma aula como esta, fica mais “mais leve e contente” pois ao mesmo tempo que treina o corpo, também se diverte, reunindo os ingredientes necessários para passar um “dia magnífico”. O convívio potencia a vontade de praticar a atividade física. “Somos outras pessoas”, afirma Norberto que começou a praticar exercício regular, com a EMDE, há 3 anos, e antes era raro fazer ginástica. Quanto ao Festival Sénior promovido pela Câmara Municipal durante este mês exclama “vou a todas”, garantindo que com estas atividades promovidas pela autarquia, “estamos mais ativos”.

Edite Primo é uma das boas alunas da Escola Municipal de Desporto. Para além de frequentar o programa “+50” duas vezes por semana, participa nas aulas de hidroginástica e faz caminhadas diariamente. Tudo mudou com a EMDE. “Comecei a fazer ginástica, a fazer caminhadas, natação, hidroginástica, tudo o que faça bem à saúde”, conta. Uma profunda alteração na sua rotina após a reforma e hoje já não vive sem o exercício. “Venho todos os dias ao Parque Municipal do Antuã, às 7h e meia da manhã cá estou eu”, diz. “Sinto-me mais alegre, melhor, tinha problemas de coluna e ansiedade. Faz muito bem, todos deviam fazer, desde os mais novos aos mais velhos”, aconselha.

Atividades durante todo o mês

Hoje é dia de cinema. O Festival Sénior proporciona a exibição do filme “A Menina da Rádio”, no Cine-Teatro de Estarreja, às 15h. Na próxima segunda-feira realiza-se o primeiro de 4 cruzeiros no Douro. Os estarrejenses estão ainda convidados a visitar a renovada Casa da Cultura e a exposição de pintura dos alunos da ACAV – Associação de Arte e Cultura de Aveiro.

Entre pintura, cinema, dança, desporto, cruzeiros e workshops, o difícil vai ser escolher. As inscrições para as atividades com vagas limitadas decorrem na Escola Municipal de Desporto, no Complexo de Desporto e de Lazer de Estarreja.

A Câmara Municipal dedica anualmente o mês de outubro aos munícipes com mais de 50 anos de idade. A promoção do bem-estar social dos seniores é o principal propósito do evento, que se realiza desde 2003, abrangendo iniciativas de carácter lúdico, cultural e recreativo.

Próximas iniciativas

12 [sexta] 15h-16h30 | TARDE DE CINEMA “A Menina da Rádio”
Local: Cine-Teatro | Vagas: Lotação do balcão | Entrada gratuita

15 [segunda], 17 [quarta], 22 [segunda] e 24 [quarta] 13h-18h | CRUZEIROS NO DOURO
Cruzeiro das 6 pontes com visita às Caves do Vinho do Porto
Concentração junto do Pavilhão Municipal | Vagas: 50 por dia | Inscrição: 5,50€

17 [quarta] 9h30-10h30 | YOGA ASHTANGA
Exercícios de tonificação muscular e de relaxação geral com técnicas respiratórias (trazer colchão ou 1 toalha grande)
Local: Parque Municipal do Antuã | Vagas ilimitadas

17 e 24 [quartas] 14h-16h30 | RECRIARTE Workshop de Decorações de Natal
Local: Biblioteca Municipal | Vagas: 12 por sessão | Inscrição: 1€

19 [sexta] 14h-16h30 | VERSOS DECLINADOS Workshop de poesia ritmada
Local: Biblioteca Municipal | Vagas: 12 | Inscrição: 1€

21 [domingo] 16h-20h | MEGA MATINÉ DANÇANTE COM PIQUENIQUE
Baile e arraial com música ao vivo. Os participantes podem trazer farnel (serão disponibilizados alguns locais para o piquenique)

25 [quinta] e 26 [sexta] 9h-18h | V ENCONTRO ANUAL DA REDE SOCIAL
(Com)partilhar Vivências: Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações
Exposição/mostra das entidades e recursos sociais locais, espaços temáticos e atividades de animação
Sexta-feira 10h00 Mini Marcha Solidária "Cruzar Vontades" | 16h-17h Baile (dança com jogos)

27 [sábado] 16h30-17h30 | MEGA AULA HIDROGINÁSTICA
Aula de hidroginástica com atividades de recreação e lazer (trazer garrafa de água 1,5 L vazia e sem rótulo)
Local: Complexo de Desporto e Lazer | Vagas: 150 | Inscrição: 1€

28, [domingo] FEIRA DA SAÚDE
Rastreios de Saúde Audição / Visão / Fatores de Risco Cardiovasculares / Diabetes
Sessões de Esclarecimento: Identificar problemas de audição / Problemas da visão / Problemas cardíacos: sinais de alarme, o que fazer? / A Diabetes / O Cancro e a sua deteção precoce”

Até 26 EXPOSIÇÃO DE ALUNOS DA ACAV – Associação de Arte e Cultura de Aveiro
Nenhum artista cria do nada, de um modo geral há sempre algo que os impele para… que os move… que os motiva… esta exposição não é exceção. Executados com recurso às diferentes técnicas e sobre diversos suportes, as obras expressam várias dimensões e interpretações da música e do café.
Local: Casa Municipal da Cultura | Entradas livres

» Inscrições na Escola Municipal de Desporto – Complexo Desporto e Lazer de Estarreja