Recolha de resíduos sólidos: novo processo em avaliação no terreno

segunda, 15 de outubro 2012

A Luságua – Serviços Ambientais, S.A. iniciou este mês a recolha dos resíduos sólidos urbanos (RSU) no concelho de Estarreja, no âmbito do concurso internacional de aquisição de serviços de recolha e transporte de RSU, lançado conjuntamente com Águeda e significando poupanças significativas para os dois municípios.

Nesta fase inicial da empresa no terreno e sendo este um processo dinâmico, é feita uma avaliação permanente. Tem-se verificado que ainda existem contentores que a Luságua está a localizar/ georreferenciar e a autarquia encontra-se a analisar o reforço de contentorização em algumas zonas.

A autarquia considera que é importante o contributo dos munícipes neste processo, que podem enviar as suas sugestões ou alertas para os contactos gerais da Câmara Municipal (234 840 600 / geral@cm-estarreja.pt) ou diretamente para o telemóvel da Divisão de Serviços Urbanos (96 881 95 40).

A avaliação e melhoria contínua é um processo permanente para a qualidade do serviço público municipal, adotado internamente pelo atual executivo da Câmara em 2005, que se aplica também em áreas tão sensíveis como a da salubridade pública. A participação dos cidadãos assume uma parte importante nestas áreas de atuação e o apelo feito torna-se mais útil dado o serviço de recolha estar agora a ser executado por uma nova empresa num diferente modelo.

Circuitos e horários em vigor nesta fase inicial:

Circuitos
Circuito EC1N – Centro Estarreja e Avanca
Circuito EC2N – Beduido, Zona Areosa Norte e Sul, Zona de Teixugueira, Póvoas e Feiteira e Pardilhó
Circuito EC1D – Fermelã, Canelas, Zona de Santo Amaro e Veiros
Circuito EC2D – Salreu, Zona de Canedo e Zona Industrial

Horários
EC1N – Domingo/Segundas – 22h00 às 07h00, Quartas – 22h00 às 06h00 e Sextas – 22h00 às 03h00
EC2N – Segundas/Terças – 22h00 às 06h00, Quintas – 22h00 às 05h00 e Sábados – 22h00 às 03h00
EC1D – Segundas – 06h00 às 15h00 e Sextas – 06h00 às 13h00
EC2D – Terças – 06h00 às 14h00, Quintas – 06h00 às 13h00 e Sábados – 06h00 às 13h00
Moloks – Segundas e Sextas – 06h00 às 15h00

Poupança de 35%

Até agora, a câmara pagava 37,37 € por cada tonelada de lixo recolhida e 2,14€ por contentor lavado. A nova aquisição à Luságua permite uma redução substancial, passando o serviço a custar 24,0452 € por tonelada, incluindo as respetivas lavagens e outros serviços.

Um valor que engloba o aluguer/compra de contentores, a lavagem, desinfeção e desodorização e manutenção de contentores, a recolha de resíduos de construção e demolição (RCD) e a recolha de resíduos provenientes de descargas clandestinas (Montureiras). Passa ainda a ser da responsabilidade do adjudicatário a contentorização.

Fruto da experiência acumulada, diminui a periodicidade de recolha, de diária para trissemanal, assim como a frequência de lavagem de contentores de mensal para trimestral, garantindo-se os níveis de qualidade e exigência na higiene e salubridade pública.

Com este novo concurso, em parceria com Águeda, Estarreja vai poupar nos 5 anos de contrato um valor superior a 700 mil €, ou seja cerca de 144 mil € por ano na despesa referente aos RSU. Cabe ao município de Estarreja o montante de 1.118.101,80 € (um milhão cento e dezoito mil cento e um euros e oitenta cêntimos), acrescido do IVA, para um prazo contratual de 60 meses.

Mais informações sobre o concurso neste link