Escola Egas Moniz, Avanca: “25 anos a construir futuros”

sexta, 19 de outubro 2012

A Escola EB 2,3 Prof Dr. Egas Moniz, de Avanca, esteve em festa para assinalar 25 anos de existência. A efeméride reuniu toda a comunidade escolar. O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, e o vereador da Educação, João Alegria, marcaram presença na celebração de tão importante data.

Após o descerramento da placa comemorativa do 25º aniversário e de alguns momentos musicais, o presidente do Município lembrou aos alunos a importância que a comunidade atribui à educação e lhes importava para a vida o saber e os valores que ali se aprendem. Frisou o exemplo do patrono da escola. Egas Moniz, apenas um menino como os que ali estavam, mas que quis e se destacou mundialmente com a conquista do Prémio Nobel da Medicina em 1949, servindo de inspiração às centenas de alunos que todos os anos passam pela escola avancanense.

Com o slogan “25 anos a construir futuros”, as comemorações recordaram “muitos dos professores, alunos e funcionários que por cá passaram”, afirmou a diretora da EB de Avanca, Elsa Monheiro, ao mesmo tempo que se reafirma a “nossa nobre missão”, que a escola espera continuar a concretizar tendo ao seu lado “um número elevado de pais e parceiros que colaboram connosco e valorizam o papel da escola e o que faz pelas gerações futuras”.

Um dos momentos mais emocionantes foi o testemunho de uma das alunas que frequentou a escola no seu primeiro ano de funcionamento e que hoje é ali professora, tendo também um filho a frequentá-la. Em nome do pessoal não docente foi também testemunhado o trabalho e a dedicação de 25 anos em prol da educação de milhares de crianças e jovens da freguesia de Avanca.

Alargar a oferta educativa e lidar com problemas sociais

Esta é uma época em que o trabalho da escola se torna mais árduo “para motivar e trazer todos à escola e para que levem alguma coisa daqui”, dizia a docente. Atualmente com 330 estudantes, 57 professores e 33 auxiliares, a EB 2,3 de Avanca tem procurado inovar na oferta educativa, com o objetivo de “dar resposta a uma população diferente e a alunos com outro tipo de vivências, mais instáveis com o risco de abandono escolar e falta de assiduidade”, como serve de exemplo a introdução no presente ano letivo do PIEF – Programa de Integração, Educação e Formação.

Tal como está a acontecer no resto do país, também esta escola se depara com mais alunos a passarem dificuldades. Elsa Monheiro menciona casos de “miúdos sem materiais e que contam que os pais estão desempregados”. Perante uma realidade social mais sensível, a “escola tenta remediar muitas vezes algumas situações que resultam de problemas económicos, que se estão a instalar em grande parte de famílias da nossa região”.

“Esta escola faz parte do meu futuro”

Em dia de festa, os alunos deram a sua opinião sobre a sua escola. Para a turma do 6º B esta é “a melhor escola do mundo” pelos mais diferentes motivos: “aprendemos coisas novas, os professores ensinam de uma forma que não esquecemos”, “é uma escola divertida, com espaço”, “aprendemos todas as disciplinas para nos preparar e arranjar bom emprego”, “trabalhamos para sermos os melhores”.

“As escolas são muito importantes, aprendemos a saber ser e a saber estar. Quando formos adultos saberemos muitas coisas e ensinaremos aos nossos filhos. Esta escola faz parte do meu futuro”, diz Ricardo Silva, do 5º ano, 9 anos.

Sobre a escola…

A EB do 2º e 3º ciclos do Professor Doutor Egas Moniz, criada pela portaria nº 791/86 de 31 de dezembro, está localizada na parte norte do concelho de Estarreja, abrangendo como área de influência pedagógica a freguesia de Avanca. Iniciada a sua construção em 1987, abriu as portas no dia 6 de outubro do mesmo ano. Desde o ano letivo 2000/2001 integra um agrupamento de escolas de que também fazem parte três escolas do 1º CEB e três jardins-de-infância (Bandeira, Congosta e Mato).

Mais informações neste link