Estarreja recebe prémio de boas práticas de política familiar

quarta, 24 de outubro 2012

Estarreja vai receber a bandeira verde “Autarquia + Familiarmente Responsável 2012”, numa cerimónia a ter lugar hoje ao final do dia, pelas 17h, no Auditório Nacional dos Municípios, em Coimbra. A distinção será entregue a Rosa Simão, vereadora da Ação Social da Câmara Municipal.

Pelo segundo ano consecutivo, Estarreja conquista este galardão atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. São distinguidos um total de 35 municípios portugueses, num universo de 103 autarquias candidatas. No distrito de Aveiro, além de Estarreja, apenas Águeda e Mealhada são reconhecidos pela instituição.

Para Rosa Simão trata-se do reconhecimento por uma entidade nacional à atenção que estas áreas do apoio às Famílias merecem na autarquia, por vezes além das suas competências,  numa ação que integra toda a Rede Social, fundamental para as múltiplas respostas necessárias e agora mais procuradas.

Para a conquista desta distinção contribuíram projetos como o Gabinete de Psicologia, um espaço de atendimento e acompanhamento psicológico destinado a crianças, pais, docentes e não docentes do concelho; as Férias Ativas que a Câmara Municipal promove nas interrupções letivas (Natal, Páscoa e Verão); ou o programa municipal Casa Melhor, que visa apoiar financeiramente agregados familiares carenciados na recuperação das suas habitações.

SEMA enaltece sensibilidade da autarquia

Ao tomar conhecimento de que o Município foi distinguido, a nível nacional, como um dos 35 municípios mais familiarmente responsáveis, a SEMA – Associação Empresarial manifestou à autarquia a sua satisfação pela atribuição deste galardão. “Não é o mero facto da distinção, mas  sim o domínio em que é atribuída. Num momento particularmente difícil para uma grande parte das famílias do nosso concelho, é bom saber e sentir a sensibilidade da autarquia e dos seus responsáveis para esta situação. Na qualidade de primeiro responsável e a todos quantos se envolveram e participaram para que esta distinção acontecesse, é nosso dever expressar-vos o nosso agradecimento”, afirma o presidente da SEMA, José António Valente.

Os dados recolhidos através dos inquéritos encontram-se disponíveis no site do Observatório, em www.observatorioafr.org, permitindo a todos os interessados ficar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios vencedores, bem como dos restantes participantes.

Notícia relacionada
Estarreja distinguida por boas práticas de política familiar