PACOPAR recebe 60 coletividades em Portas Abertas

quarta, 24 de outubro 2012

As empresas químicas do PACOPAR acolheram, no sábado, dia 20 de outubro, cerca de 60 coletividades do concelho, numa jornada de Portas Abertas que tinha como objetivo estreitar a relação do Painel com estas entidades. A iniciativa terminou com mais uma plantação de 40 olaias, no Eco-Parque Empresarial de Estarreja, e permitiu uma profícua troca de experiências, entre o PACOPAR e as várias coletividades, sobre a intervenção comunitária pela melhoria da qualidade de vida em Estarreja. Na visita às empresas do Complexo Químico de Estarreja (CQE) – Air Liquide, CIRES, CUF-QI, AQP e Dow Portugal, as associações puderam conhecer melhor a realidade da indústria química local.

A Jornada de Portas Abertas contou com cerca de 60 associações do concelho, de diversas áreas de intervenção, como educação, desporto, ação social, cultura e recreio. No início da sessão, o PACOPAR deu a conhecer a sua atividade, a história, os indicadores de desempenho e a produção das empresas do CQE. Através de uma visita às fábricas das empresas, os visitantes puderam inteirar-se dos respetivos processos de produção industrial, das tecnologias utilizadas, do desempenho ambiental, da segurança processual e pessoal implementadas e da última ampliação de capacidade produtiva do CQE.

"Esta Jornada de Portas Abertas para as coletividades do concelho contribuirá fortemente para o desempenho futuro do Painel. Os dirigentes associativos, pela proximidade que têm junto da população, conhecem a realidade e podem dar contributos significativos no sentido de resolver alguns dos problemas, carências, enfim, de melhorar a qualidade de vida da comunidade. Os representantes das associações tiveram ainda a oportunidade de conhecerem de perto a realidade da indústria química local, os seus processos de produção, as melhores tecnologias disponíveis utilizadas, os investimentos realizados, os produtos que produzem e perceber de que forma a química local está não só presente no dia-a-dia das pessoas, como ainda contribui de forma muito significativa para promover a qualidade de vida e bem-estar," refere Diogo Almeida Santos, responsável pelo Secretariado do PACOPAR.

Presente na iniciativa em representação da Câmara Municipal de Estarreja, o vereador da Proteção Civil, Diamantino Sabina, considerou que as coletividades são um importante “fio condutor”  para que junto dos seus associados se transmita uma correta informação sobre a realidade presente da indústria química local. “Hoje com as obrigações oriundas das diretivas SEVESO e com esta atuação responsável, esse perigo (associado às indústrias químicas) está muito mais mitigado, há mais consciencialização, até porque a lei obriga a indústrias mais seguras”, afirmou Diamantino Sabina.

O encontro permitiu ainda o esclarecimento de algumas dúvidas e o acolhimento de sugestões das coletividades para a melhoria da atividade do Painel. Tendo as várias associações uma intervenção mais específica, por se dedicarem normalmente apenas a uma área, e geograficamente delimitada, a opinião dos dirigentes associativos é considerada de grande importância para que o PACOPAR possa melhorar o seu desempenho em termos de Atuação Responsável.

A jornada terminou com uma plantação de 40 Olaias na Avenida PACOPAR, no Eco-parque Empresarial de Estarreja, um ação integrada nos objetivos do Painel, de arborização e embelezamento da zona circundante ao CQE. A iniciativa vem na sequência da primeira plantação destas árvores feita em 2010, por ocasião da Jornada de Portas Abertas para autarcas locais. Este ano, as 40 árvores também foram plantadas pelos convidados.

Reportagem Localvisão