5º Encontro Anual “A Rede Social de Estarreja é uma PPP produtiva”

sexta, 26 de outubro 2012

A Rede Social de Estarreja sensibiliza para as temáticas do envelhecimento ativo e da solidariedade e cooperação entre gerações. O 5º Encontro da Rede Social “(Com)partilhar Vivências” compromete-se com o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo, valorizando de igual forma o intercâmbio entre diferentes gerações. A sessão de abertura, no Multiusos de Estarreja, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo de Matos, e da presidente do Conselho Local de Ação Social (CLAS), Rosa Simão.

Num momento complicado para Portugal, o presidente do Município apontou o dedo aos erros do passado com consequências desastrosas para o país, valorizando modelos como o da Rede Social de Estarreja, uma “parceria público-privada que, ao contrário das outras, é virtuosa, produtiva, generosa e que junta o melhor que as pessoas têm”. Perante as entidades e instituições locais presentes, salientou que “somos todos atores de uma PPP que é um bom exemplo nacional e municipal”.

Este “projeto coletivo” reúne 70 parceiros locais de autarquias, escolas, coletividades das áreas da cultura e desporto, instituições particulares de solidariedade social e entidades ligadas ao emprego à segurança e à saúde. O encontro anual tem a função de retirar “as entidades do seu trabalho especializado” revelando “à comunidade quem são as faces que dão vida ao município de Estarreja”, desde os utentes aos profissionais, dos diretores aos responsáveis, que representam para o município “pilares fundamentais para enfrentar as dificuldades”.

A vereadora da Ação Social, Rosa Simão, deu a conhecer à comunidade a Bandeira Verde “Autarquia + Familiarmente Responsável 2012”, prémio que a Câmara de Estarreja recebeu pelo segundo ano consecutivo. O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu com o galardão 35 municípios portugueses, num universo de 103 autarquias candidatas.

Rosa Simão referiu ser um “um orgulho vir com a bandeira verde e mostrar a atenção que damos” a estas causas satisfeita por “partilhar aas vivências com todas as instituições, coletividades e freguesias. É mais fácil trabalhar em conjunto, é mais barato e consegue-se mais resultados”, sublinhou.

Exposição das Entidades Parceiras

A Exposição das entidades parceiras funciona como uma mostra dos recursos sociais do concelho, cujo objetivo principal é divulgar e partilhar o trabalho desenvolvido, no âmbito das respostas sociais, de projetos e atividades socioculturais e recreativas, dirigidos às crianças, jovens, idosos, como também a grupos mais vulneráveis da população e à comunidade em geral.

Na perspectiva do dirigente Joaquim Marques, da Liga dos Amigos do Hospital e da Cerciesta, este é “uma forma das instituições se apresentarem e, ao mesmo tempo, transmitirem à população que existem e que têm um fim que serve todos os interesses do concelho e até fora do concelho”. Nos dias que correm, estas instituições deparam-se com a falta de voluntários. No que diz respeito à Liga dos Amigos, Joaquim Marques refere que “o nosso problema atualmente esta relacionado com a captação de voluntários. Precisávamos que as pessoas com alguma disponibilidade, se chegassem a nós”, apela o dirigente.

Após a sessão de abertura, atuaram o Grupo de Percussão da Cerciesta e do Coral do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja.

Através de um conjunto de atividades, que valorizam a participação e a interação entre os parceiros da Rede Social, os públicos-alvo e a comunidade em geral, o encontro pretende refletir e mostrar a importância do desenvolvimento de atitudes preventivas e promotoras de saúde e de autonomia, de aprendizagem ao longo da vida e de combate ao isolamento.

Ver Galeria de Imagens