Novembro na Biblioteca Municipal

Em destaque: A exposição do mês na Biblioteca é organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Estarreja e intitula-se "Olhares sobre a infância", da autoria de Dulcídio Rocha. Abre dia 6, terça, às 18h.

sexta, 02 de novembro 2012

[6, terça, 18h] “Olhares sobre a Infância”, de Dulcídio Rocha
Exposição de fotografia organizada pela CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Estarreja. Estará patente ao público até dia 30 de novembro.

[7, 14, 21, 28, quartas, 17h] Oficina de Teatro Infantil e Juvenil

[8, 15, 22, 29, quintas, 17h] Oficina de Teatro Sénior

[9, 16, 23, 30, sextas, 17h] Oficina de Teatro de Adultos

[10, 24, sábados, 10h30] Contos com Fraldas
Os primeiros passos para a leitura. A Biblioteca Municipal de Estarreja promove a ação de animação "Contos com Fraldas", destinada a bebés com idades compreendidas entre os 3 meses e os 3 anos de idade. Acompanhada por um adulto, a criança abre as portas de um mundo cheio de cores, formas e texturas. Com esta sessão pretende-se estimular o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo e afetivo do bebé, assim como a comunicação com os pais e com o ambiente que o envolve. Os "Contos com Fraldas" realizam-se todos os segundos e últimos sábados de cada mês.

[17, sábado, 10h30] Estórias de Pais para Filhos
Descobrimos nesta oficina os segredos que os livros guardam. Com esta sessão pretende-se desenvolver a imaginação, o gosto pela leitura, a concentração e a estimulação do espírito crítico numa relação de aproximação entre as crianças e as suas famílias.

[23, sexta, 21h30] Lançamento do Livro de Poesia "VERSOS QUE VÃO NO VENTO", de José Martins da Silva
Sessão inserida nas comemorações dos 50 anos da empresa CIRES. José Martins da Silva foi funcionário da Empresa Cires, durante 32 anos, tendo-se destacado como Técnico de Segurança de reconhecida competência no domínio da Segurança Industrial, tendo dirigido esta secção da Cires durante quase 25 anos.

José Martins da Silva destacou-se como Jornalista Regional, sendo de realçar a sua ligação ininterrupta de cerca de 40 anos ao jornal “O Concelho de Estarreja” onde iniciou atividade como colaborador em 1970. Foi diretor deste Jornal de 1978 até 2010, ano do seu falecimento, exercendo este cargo durante 32 anos. Foi autor de uma antologia de “Jornais e outras Publicações do Concelho de Estarreja” que a Câmara Municipal editou em 1993, aí descrevendo as duas dezenas de títulos que nos concelhos de Estarreja e Murtosa (até 1926) se publicaram, contribuindo para a memória futura da história da imprensa local.

Ao longo de 4 décadas deu à comunidade estarrejense, como cidadão ativo, o melhor do seu empenhamento e disponibilidade, procurando servir através da comunicação social a coisa pública e o desenvolvimento da sua terra e região. O diretor do jornal “O Concelho de Estarreja” faleceu a 12 de dezembro de 2010.

A sua ligação a outras atividades da comunidade Estarrejense é bem conhecida nomeadamente no que diz respeito ao impulso que deu, em conjunto com outros destacados Estarrejenses, nos finais dos anos 60 e início dos anos 70 do século passado, ao renascimento do Carnaval de Estarreja. É igualmente conhecida a sua ligação e dedicação, nomeadamente nos últimos anos da sua vida, à Misericórdia de Estarreja. Merece ainda referência a ligação deste Homem à comunidade Estarrejense: à Tertúlia Moliceira, aos Bombeiros Voluntários de Estarreja, à Associação Saavedra Guedes, aos Rotários de Estarreja e à Casa do Benfica de Estarreja. Fora tudo isto, desenhou, pintou, foi Poeta...

[30, sexta, 21h30] Tertúlia sobre Fernando Pessoa, por Diamantino Matos

Inscrições e mais informaçõesTelef: 234840614 | E-mail: biblioteca.municipal@cm-estarreja.pt
Site: http://estarreja.bibliopolis.info/