Seniores mais saudáveis com o Festival Sénior

A Feira da Saúde encerrou o Festival Sénior 2012, que decorreu durante todo o mês de outubro, oferecendo aos seniores um conjunto diversificado de atividades de lazer, culturais e desportivas. A saúde foi o tema em destaque no último domingo com a realização de rastreios e sessões de sensibilização no novo Multiusos.

sexta, 02 de novembro 2012

Os seniores tiveram acesso a rastreios gratuitos de saúde a vários tipos de patologia, tendo-se dada atenção à audição, visão, fatores de risco cardiovasculares e diabetes. Sensibilizar e prevenir para os cuidados a ter com a saúde foi um dos objetivos da Feira. As sessões de esclarecimento, orientadas pelo enfermeiro Carlos Lima, abordaram os problemas de audição e visão, os problemas cardíacos, principais sinais de alarme e como agir, os diabetes e a deteção precoce do cancro.

Esta iniciativa contou com a colaboração de Membros de Partilha e voluntários a título pessoal, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, do Hospital de Estarreja e das empresas ErgoVisão e Acústica Médica.

A Câmara Municipal de Estarreja quer munícipes mais cuidadosos com a sua saúde e o desporto é um dos meios para alcançar esse fim. Esse trabalho tem sido fomentado pela Escola Municipal de Desporto, abrangendo as várias faixas etárias, sendo de destacar a disponibilização do programas de ginástica de manutenção “+50”, que faz mexer ao longo de todo o ano centenas de atletas. Neste Festival Sénior, de forma a incentivar e conquistar novos desportistas, realizaram-se aulas de hidroginástica, caminhadas, yoga e dança.

Ao longo do último mês foram vários os palcos do evento. As atividades promovidas pela Câmara Municipal passaram pelo Complexo de Desporto e Lazer, Multiusos, Biblioteca Municipal, Cine-Teatro, Parque do Antuã, Pavilhão Municipal e Casa da Cultura. O leque de sugestões incluiu ainda cinema, workshops e exposição de pintura.

O festival também saltou fronteiras. O cruzeiro das 6 pontes, no Rio Douro, com visita às Caves do Vinho do Porto, foi uma das iniciativas que mais interesse despertou na população sénior. Um total de 200 pessoas participou nos 4 passeios promovidos ao longo do mês. De forma a dar resposta às inscrições que ficaram em lista de espera, a Câmara Municipal decidiu promover mais um passeio ao Douro que terá lugar no dia 5 de novembro, com concentração junto ao Pavilhão às 13h. Os interessados ainda se podem inscrever no Complexo de Desporto.

O evento também rumou a sul. Almeirim recebeu o Passeio Sénior na abertura do festival, com a presença de mil idosos, maiores de 65 anos, das sete freguesias do município, dando-lhes a oportunidade de passarem um dia diferente e de reencontrarem velhos amigos.

A Câmara Municipal dedica anualmente o mês de outubro aos munícipes com mais de 50 anos de idade. A promoção do bem-estar social dos seniores é o principal propósito do evento que se realiza desde 2003.

Abílio Silveira, Vice-presidente da autarquia, refere que “este foi mais um mês de Outubro repleto de atividades, de muito convívio e diversão, para os seniores do concelho de Estarreja. Todas as atividades que temos vindo a promover para os seniores do Município de Estarreja, tem como objetivo primordial, proporcionar uma melhor qualidade de vida, combater o sedentarismo e aumentar a sociabilização e a socialização. Vamos continuar a “investir” nas pessoas, pois todas as nossas ações promovidas para esta faixa de pessoas, revestem-se de enorme importância para o seu quotidiano, para as suas vidas, tornando-as mais felizes.”

Fotografias do Festival Sénior na galeria de imagens