Apresentação da 6ª edição da Revista Terras de Antuã

segunda, 12 de novembro 2012

No dia em que se comemoraram os 493 anos da outorga de Foral à vila de Antuã, por D. Manuel I em 15 de Novembro de 1519, a Câmara Municipal de Estarreja apresenta a 6ª edição da Revista “Terras de Antuã – Histórias e Memórias do Concelho de Estarreja”, no sábado, 17 de novembro, às 17h, nos Paços do Concelho.

A revista com periodicidade anual visa contribuir para o desenvolvimento do conhecimento, estudo e usufruto do vasto legado histórico, servindo de veículo de divulgação e de discussão da memória coletiva; local onde aqueles que se dedicam ao estudo da história possam editar os seus estudos; incentivo para que mais e melhores trabalhos de investigação possam surgir; meio de angariação de uma base iconográfica, impedindo assim o desaparecimento definitivo de um sem número de documentos gráficos e fotográficos.

Desta vez, a capa homenageia António Madureira, no centenário do seu nascimento. Sendo natural de Silves, o Dr. Madureira fixou residência em Estarreja em 1936, deixando um legado único, a Casa-Museu Solheiro Madureira, que dedicou à sua mulher D. Marieta Solheiro.

Entre os 11 artigos escolhidos para a edição deste ano, encontram-se por exemplo as histórias das fábricas de lacticínios nos concelhos de Estarreja e Murtosa, as embarcações tradicionais de Canelas, o património cinéfilo do concelho de Estarreja, o percurso de Tavares da Silva, figura incontornável do desporto nacional do séc. XX ou uma nova tese quanto à possível origem do nome 'Estarreja’.

A Revista Terras do Antuã, lançada em 2007, é já uma marca da dinâmica cultural do concelho, com um excelente contributo e participação de muitos cidadãos e munícipes que, com os seus conhecimentos, documentos e fontes históricas, colaboram para o enriquecimento cultural da comunidade.

A sessão é aberta a todos os interessados.