III MARATONA FOTOGRÁFICA – 24H BioRia “As cores do outono no BioRia”

terça, 20 de novembro 2012

O outono é a estação do ano eleita para a próxima Maratona Fotográfica BioRia, um desafio de 24 horas consecutivas a fotografar o património natural de Estarreja, que terá início às 14h do dia 8 de dezembro, sábado, prolongando-se até ao dia seguinte. O concurso denominado “Maratona Fotográfica – 24h de BioRia”, com periodicidade anual, é organizado pela Câmara Municipal de Estarreja com o objetivo de promover e dinamizar o projeto BioRia.

Pretende-se com esta edição de outono dar a conhecer os percursos naturais numa época do ano com magníficas paisagens e com espécies que só são possíveis de observar durante este período.

A primeira edição reuniu mais de 220 imagens da paisagem natural de Estarreja durante a primavera de 2010. O ano passado, os fotógrafos procuraram a melhor imagem do BioRia entre o pôr e o nascer do Sol, num crepúsculo de Verão.

Ao escolher épocas diferentes, o concurso diversifica o tipo de fotografias associadas ao BioRia, dando oportunidade aos participantes de porem em ação a sua criatividade numa perspectiva diferente. Às duas edições anteriores concorreram um total de 43 fotógrafos.

Esta é uma forma de divulgar os 7 percursos BioRia – de Salreu (8km), Rio Jardim (Canelas - 2 Km), do Bocage (Salreu e Canelas - 4 Km), Rio Antuã (Beduído e Salreu - 6 Km), Ribeiras de Veiros (7km), Ribeiras de Pardilhó (7km), e Rio Gonde (Avanca - 3 km) – que percorrem as 7 freguesias do concelho, bem como sensibilizar a população para o elevado potencial do património natural que o concelho possui através do contacto direto com o meio.

Os percursos BioRia, com uma extensão total de 40 km, têm acessos diretos ao caminho-de-ferro (Avanca, Estarreja, Salreu e a Canelas). No mesmo dia, de bicicleta, o visitante pode percorrer estes trilhos. Se vier de fora do concelho, por exemplo, pode chegar de comboio a Canelas e partir em Avanca.

Inscrições gratuitas até ao dia 7 de Dezembro
visitabioria@cm-estarreja.pt (referir nome, morada e contacto)

Tema: “As cores do Outono no BioRia”
Fotografias obrigatoriamente captadas  na rede de percursos pedestres do BioRia

Nº fotografias por concorrente: 2 (uma foto de paisagem e uma foto da fauna local)

Presença obrigatória no Centro de Interpretação Ambiental para:
- Registo de participação das 14h às 15h30 no dia 8 de dezembro;
- Entrega dos trabalhos das 14h às 16h30 no dia 9 de dezembro;