Dezembro na Biblioteca Municipal

A iniciativa Educação+Financeira vai estar na Biblioteca de 11 a 13 de dezembro, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a população para as questões da Literacia Financeira. É um dos destaques da programação da BME para este mês.

quarta, 05 de dezembro 2012

[7, 21h30] Tertúlia Gentes da nossa terra…sobre Adelino Dias Costa
Assinalando os 120 anos do nascimento do comendador Adelino Dias Costa, a Biblioteca Municipal dedica a Tertúlia “Gentes da nossa Terra” ao fundador da ADICO. Adelino Dias Costa nasceu em Avanca, a 2 de dezembro de 1892. Possuindo unicamente a instrução primária, oriundo duma família de humildes lavradores, mas dotado dum grande génio incentivo e atento às lições da vida, Adelino Dias Costa conseguiu realizar, com os seus parcos recursos, um empreendimento industrial de saliente relevo na economia do distrito. Em 1920 consagrou-se o fundador da indústria de móveis de ferro avancanense A.D.I.C.O. e, simultaneamente, o impulsionador da industrialização local. Há quem o recorde como um amigo dos pobres e, em particular, das crianças. Outros há, que não podem deixar de evocar a distinta presença deste homem da cultura e do bem, que soube viver e fazer viver com excelência e, ao mesmo tempo, humanismo.

[11 a 13, 9h30-12h30 e 13h30-17h30] Exposição EDUCAÇÃO+ Financeira
A Universidade de Aveiro, através do Projecto Matemática Ensino (PmatE – http://pmate.ua.pt), em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, desenvolve o projeto de Literacia Financeira “EDUCAÇÃO+Financeira”, destinado a jovens dos 7 aos 17 anos e ao público em geral. Esta iniciativa, de âmbito nacional, integra a realização de sessões itinerantes de norte a sul do país pelo terceiro ano consecutivo.

O objetivo da exposição é sensibilizar e mobilizar a população para as questões da Literacia Financeira, um conceito que se começou a vulgarizar a partir da última década, dada a constatação da fraca capacidade das pessoas para lidar com as suas finanças pessoais. Este projeto de Educação para as Finanças Pessoais visa contribuir para a formação de uma geração mais informada, e mais consciente dos desafios financeiros do dia-a-dia, dotando-a de competências que a torne mais confiante na tomada de decisões e no enfrentar de desafios monetários, conduzindo a um futuro mais auspicioso e financeiramente mais independente.

A Exposição EDUCAÇÃO+ Financeira é modular e os conteúdos desenvolvidos são apresentados dando ênfase à experimentação e ao jogo como forma de estimular a exploração didática deste tema. O público terá à sua disposição três módulos articulados com a faixa etária, conforme indicações no site http://pmate.ua.pt/educacaomais/ e no Facebook.

[12, 21h] Conferência "Construindo uma Educação+ Financeira”
Enquanto decorre a Exposição Interativa de Educação Financeira EDUCAÇÃO+ Financeira, vai realizar-se uma conferência/mesa redonda, cujo objetivo é a sensibilização para a importância da educação financeira e toda a sua problemática. Esta conferência terá a duração aproximada de uma hora e meia e é principalmente destinada às entidades que verdadeiramente têm um papel determinante na melhoria do nível de educação financeira dos indivíduos, nomeadamente os professores, os autarcas, os gestores e os dirigentes associativos, entre outros.

[14, 21h30] À noite na Biblioteca… Especial Natal
Um serão cultural que proporcionará uma noite mágica com música, cor e alegria, onde não faltarão gestos e palavras encenadas.

[15, 10h30] Estórias de Pais para Filhos
Estas sessões pretendem desenvolver a imaginação, o gosto pela leitura, a concentração e a estimulação do espírito crítico numa relação de aproximação entre as crianças e as suas famílias. Aos 3º sábados de cada mês a iniciar às 10h30.

[18 a 21, 14h30-16h] Oficina Artes Decorativas: “As renas do Pai Natal”
(4 sessões)
Público-alvo: adultos e seniores +50

[22, 10h30-12h] Oficina “Natal na Biblioteca”
Vem aprender a fazer postais e decorações de Natal e etiquetas para as prendinhas.
Público-alvo: crianças e jovens dos 6 aos 12 anos

[29, 10h30] Contos com Fraldas
Os bebés dão os primeiros passos na arte e na leitura, onde se abrem portas de um mundo cheio de cores, formas e texturas. Com esta sessão pretende-se estimular o desenvolvimento sensorial, motor, cognitivo e afetivo dos bebés, assim como a comunicação do bebé com o familiar acompanhante e com o ambiente social que o envolve. Aos segundos e últimos sábados de cada mês.
Público-alvo: crianças até aos 3 anos acompanhadas