Município ECOXXI: Estarreja recebe Bandeira Verde

quinta, 06 de dezembro 2012

Pelo 2º ano consecutivo, o Município de Estarreja foi distinguido com o Diploma ECOXXI 2012, a Medalha e a Bandeira Verde. Dos 29 municípios candidatos ao projeto ECOXXI promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, 28 foram distinguidos com o galardão pelas suas práticas de sustentabilidade.

A sessão pública de entrega do prémio decorreu em Cascais, no dia 30 de novembro, onde esteve presente o vereador da Câmara Municipal, João Alegria. Na candidatura apresentada do Município de Estarreja merece destaque o 5º lugar no indicador 15 – Água: População Servida por Sistemas de Abastecimento de Água e por Sistemas de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais. A mencionar, a taxa de cobertura da rede de abastecimento no concelho de Estarreja é de 100% e a de saneamento ronda os 85%.

Para o Município de Estarreja este prémio significa “o reconhecimento do trabalho desenvolvido nas mais diversas áreas, quer pelos serviços que disponibiliza aos cidadãos, pelos projetos que desenvolve na comunidade, quer ainda pela aposta na educação envolvendo as pessoas e as entidades do concelho”, referiu João Alegria.

O vereador da Educação realça a aplicação do Programa Eco Escolas nas escolas dos três Agrupamentos, que têm recebido também nos últimos a Bandeira Verde, bem como “todas as ações que se promovem na área ambiental para a formação dos mais jovens. Este trabalho partilhado e em rede é a concretização das políticas deste executivo para tornar um concelho mais limpo, com melhor qualidade de vida e mais sustentável”.

O ECOXXI é um projeto que, através de uma avaliação criteriosa, procura promover, divulgar e reconhecer as boas práticas, politicas e ações no sentido da sustentabilidade desenvolvidas a nível local, com enfase nos aspetos relativos à qualidade ambiental e às práticas de educação para a sustentabilidade.

Procura, através de um sistema de 21 indicadores e diversos sub-indicadores, avaliar a prestação dos municípios em torno de alguns temas considerados chave: educação ambiental para o desenvolvimento sustentável; sociedade civil; instituições; conservação da natureza; ar; água; energia; resíduos; mobilidade; ruído; agricultura; turismo e ordenamento do território.

Nas palavras do presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer, “estes municípios são reconhecidos como justos vencedores que, com coragem e trabalho, decidiram participar. São municípios mais atentos, mais próximos da comunidade, com mais futuro e sustentáveis”.

Por sua vez, para o presidente da Associação Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, “estes prémios espelham as boas práticas e a liderança nestas áreas, sendo bons exemplos na gestão da coisa pública e de forma integrada. A conquista deste galardão é um desafio e um incentivo a manter a qualidade e a conquistar a prosperidade na sustentabilidade, deixando um mundo com visão de um futuro mais feliz. Manter a aposta no ambiente é o grande desafio de hoje, numa sociedade cheia de emergências económicas e sociais”.

Mais informações sobre o projeto em: www.abae.pt/ECOXXI