Tertúlia Gentes da nossa terra…sobre Adelino Dias Costa

Assinalando os 120 anos do nascimento do comendador Adelino Dias Costa, a Biblioteca Municipal dedica a Tertúlia “Gentes da nossa Terra” ao fundador da ADICO, esta noite, às 21h30.

sexta, 07 de dezembro 2012

Adelino Dias Costa nasceu em Avanca, a 2 de dezembro de 1892. Possuindo unicamente a instrução primária, oriundo duma família de humildes lavradores, mas dotado dum grande génio incentivo e atento às lições da vida, Adelino Dias Costa conseguiu realizar, com os seus parcos recursos, um empreendimento industrial de saliente relevo na economia do distrito.

Em 1920 consagrou-se o fundador da indústria de móveis de ferro avancanense A.D.I.C.O. e, simultaneamente, o impulsionador da industrialização local. Há quem o recorde como um amigo dos pobres e, em particular, das crianças. Outros há, que não podem deixar de evocar a distinta presença deste homem da cultura e do bem, que soube viver e fazer viver com excelência e, ao mesmo tempo, humanismo.

Na sessão será exibida a curta-metragem "A Fundação" produzida por alunos do ATL da Fundação Benjamim Dias Costa, de Avanca, que retrata a história de vida do Comendador e, em particular, o percurso que deu origem à instituição que o Comendador criou e à qual deu o nome do seu único filho.